Rubem Alves

Páginas: 5 (1150 palavras) Publicado: 5 de março de 2014


AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO






JEFFERSON RANGEL DA CONCEIÇÃO SANTOS








O QUE É CIENTIFICO?





Trabalho apresentado no curso de Administração como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial na disciplina de Produção Textual e MTC, 1º período sob a orientação dos professores Lilian e Gilmar.PARIPIRANGA
2013

FACULDADE AGES
FICHAMENTO

REFERÊNCIAS: ALVES, Rubem. O Que é Cientifico? Edição Loyola, SP, 2007.

RESUMO
Rubem Alves através de uma pergunta o que é cientifico? Cria uma obra de explicações, conceitos e fala das coisas criadas pelo pensamento. Olhar um objeto, uma imagem e criar histórias ou contar uma piada e produzir risos, nossa mente é um mecanismoonde processa informações que seja ela, triste, engraçada ou ansiosa. A obra relata também a relação entre a religião e a ciência,que tem tido uma relação complexa, a religião por vezes influenciam o desenvolvimento científico, por isso que a ciência faz muitas pesquisas querendo mostrar o que está certo ou errado. O ser humano que foca num só objetivo corre atrás daquilo que quer conquistar e seempenha, o pensamento te faz viciar em jogos, ler livro sobre aquele jogo, ver imagens sobre o jogo e viver falando sobre aquele tipo de jogo, isso pode torna-se uma pessoa chata. O autor fala que devido aos muitos estudos desenvolvidos se uma pessoa manusear um certo objeto e trocar por outro não vai ter o mesmo tipo de comportamento, a menos que os objetos sejam iguais.

CAPITULO I

Não soufilósofo porque não penso a partir de conceitos. Penso a partir de imagens. Meu pensamento se nutre do sensual. Preciso ver. Imagens são brinquedos dos sentidos. Com imagens eu construo estórias. (p.01)

Parecer:Mostrando o sentido das coisas, usando o pensamento para criar histórias através de imagens ou qualquer outro tipo de objeto.

CAPITULO II

A mente é um processador de informações.Informações são objetos exteriores, estranhos à mente. A mente os transforma em objetos interiores, isto é, pensáveis. Pelo pensamento as informações são assimiladas, tornam-se da mesma substância da mente. O pensamento estranho se torna pensamento compreendido. (p.03)

Parecer:A mente de um ser humano processa informações com facilidade, relembra coisas do passado e até mesmo quando ver qualquerobjeto rapidamente vem a imaginação de algum acontecimento ou de uma nova história pra contar.

CAPITULO III

A piada é um jogo cujo objetivo é produzir o riso. Sua estrutura é fixa. Consta de um discurso que cria uma expectativa, um suspense, que é repentinamente interrompido por uma rasteira seguida de um fim inesperado. Nesse momento acontece o riso. A lamentação é um outro jogo. Consta deum relato de sofrimentos por que a pessoa passou, cujo objetivo é provocar sentimentos de admiração em quem ouve o relato [...](p.05)

Parecer:Relembrarhistórias, destacar aspectos, enfatizar, contar piadas e criar textos interessantes onde irá deixar a ansiedade de como será o começo e fim.

CAPITULOIV

A ciência nasceu da desconfiança dos sentidos. Ela acredita que a realidade é como umamulher pudica acredita que aquilo que a gente vê não é a verdade. Ela fica envergonhada quando é vista através dos sentidos. Esconde-se deles. Dissimula, Engana. A realidade, para ser vista em sua maravilhosa nudez, só pode ser vista - pasmem! - com o auxílio de palavras. As palavras são os olhos da ciência. "Teorias" e "hipóteses": esses são os nomes que esses olhos comumente recebem. Na verdade,todas as teorias não passam de são hipóteses. Uma teoria é uma hipótese que ainda não foi desbancada.(p.07)

Parecer:Ciência se confunde com qualquer saber humano. Na duvida, na desconfiança, está sempre voltada às áreas do saberpara o estudo de objetos em determinações de princípios,administrando o comportamento de pensar do ser humano. Para que através das teorias possa descobrir a verdade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rubem Alves
  • rubens alves
  • Rubens Alves
  • Rubem alves
  • Rubens Alves
  • RUBEM ALVES
  • Rubens Alves
  • Rubem alves

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!