RORAIMA

Páginas: 5 (1074 palavras) Publicado: 30 de julho de 2013
Geografia de Roraima

A geografia de Roraima é formada por terrenos planos. Possui 1.922 quilômetros de fronteiras, a maior parte ocupada por terras indígenas. O relevo é bastante variado; junto às fronteiras da Venezuela e da Guiana ficam as serras de Parima e de Pacaraima, onde se encontra o monte Roraima, com 2.875 metros de altitude.
Monte Roraima, na fronteira tríplice deBrasil–Guiana–Venezuela.





Como estado mais ao norte do Brasil, seus pontos no extremo norte são o rio Uailã e o Monte Caburaí.
.

Relevo
O relevo predominante é plano e com leves ondulações. Seu quadro morfológico é composto pelo:
Planalto ondulado
Escarpamentos setentrionais
Esses relevos são parte do planalto das Guianas, que segue pelo norte da planície amazônica.
O seu planaltoondulado é num grande pediplano, composto por maciços e picos isolados e dispersos.
Os escarpamentos setentrionais formam a borda de um planalto mais alto, estendendo-se especialmente sobre a Guiana e a Venezuela. Alguns exemplos são as serras Parima e Pacaraima e monte Roraima.
O relevo de Roraima é bem diferenciado. Podendo ser dividido em 5 degraus:
Primeiro degrau: este seria as áreas deacumulação inundáveis. Não apresentam propriamente uma forma de relevo, mas são áreas cobertas por uma fina camada de água.
Segundo degrau: este seria o pediplano Rio Branco. Este é uma unidade de relevo de enorme expressão em Roraima, pois ocupa grande parte de suas terras. Nesse pediplano as altidudes variam de 70 a 160m e têm fraca declividade rumo à calha dos rios.
Terceiro degrau: éformado por elevações que podem chegar a 400m de altidude. São serras como a serra da Lua, serra Grande, serra da Batata e outras.
Quarto degrau: é formado por elevações que podem variam a 600 a 2.000m de altidude. É formado pela cordilheira do Pacaraima, serra do Parima e serra do Urucuzeiro. Estas estão unidas em forma de cadeias e nela nascem os rios que formam o rio Uraricoera que se encontra como Tacutu formando o Rio Branco.
Quinto degrau: é o mais alto, formado por elevações que chegam a quase 3.000m de altidude. Um exemplo desse degrau é o Monte Roraima, com 2.875m de altidude.
Para compreender melhor os degraus que formam o relevo roraimense, observe a ilustração abaixo:


Altitude
Aproximadamente 60% de sua superfície encontra-se abaixo de 200m; outros 25% da área totalentre 200m e 300m; ainda há 14%, que estão entre 300 e 900m; e o restante (1%) está acima de 900m.

Hidrografia



O Rio Branco é o maior e mais importante rio da região.
A hidrografia do estado de Roraima faz parte da bacia do rio Amazonas e baseia-se basicamente na sub-bacia do rio Branco (45.530 km²). Este rio é um dos rios afluentes do rio Negro.
Principais afluentes do rio Branco:
RioÁgua Boa do Univiní
Rio Ajarani
Rio Catrimari - (17.269 km²) ou Catrimani
Rio Cauamé
Rio Mucajaí - (21.602 km²)
Rio Xeruini
Além destes rios, destaque para:
Rio Anauá - (25.151 km²)
Rio Tacutú - (42.904 km²)
Rio Uraricoera - (52.184 km²)


Clima
Seu clima é equatorial nas regiões Norte, Sul e Oeste, e tropical no Leste.
O clima em Roraima é quente e úmido. Só existem duas estações noano: inverno (período de chuva) e verão (período seco). Nos planaltos mais elevados a temperatura no inverno, varia de 15º e 20ºC. Nas partes mais baixas a temperatura chega a 36ºC.
Os meses de junho e julho são os que mais chovem, enquanto dezembro e janeiro são os mais secos. As chuvas influenciam na quantidade de água no rio Branco. Durante o verão ele fica quase que intrafegável para barcosgrandes. Isso dificulta muito o transporte fluvial entre Manaus e Caracaraí (cidade porto de Roraima).

Observe os gráficos sobre a média anual da temperatura e de chuva no Estado de Roraima:










Vegetação
A vegetação predominante no estado é a de floresta tropical (revestindo aproximadamente 72% da área total), recobrindo especialmente as porções meridionais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Roraima
  • RORAIMA
  • Roraima
  • roraima
  • Historia De Roraima
  • MORAR EM RORAIMA
  • Historia de roraima
  • Macroecomonia roraima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!