ROMANTISMO

Páginas: 2 (411 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O que é o Tropicalismo?
Tropicalismo ou Movimento tropicalista era um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional eestrangeira (como opop-rock e o concretismo); misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais.
O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambienteda música popular e da cultura brasileira. Atingiu outras esferas culturais também como: artes plásticas, cinema e poesia.

Onde surgiu a Tropicália?
O movimento surgiu da união de uma série deartistas baianos, no contexto do Festival de Música Popular Brasileira promovidos pela Rede Record, em São Paulo, e Globo, no Rio de Janeiro. surgido no Brasil no final da década de 1960. O marco inicialfoi o Festival de Música Popular realizado em 1967 pela TV Record. 
A tropicalia surgiu em 1967 e durou um pouco mais de um ano.

Características da Tropicália
O movimento tropicalista trouxevárias inovações para o cenário cultural brasileiro do final da década de 60.1 O movimento, de certa forma, foi um rompimento com a arte obviamente militante, que tratava da situação política do país naépoca da ditadura e tinha a melodia como um sustentáculo desta mensagem.
As letras das canções eram inovadoras, criando jogos de linguagem, se aproximando da poesia dos concretistas. As mensagens dasletras eram codificadas, que exigiam uma certa bagagem cultural para que fossem compreendidas. "Alegria, Alegria" de Caetano Veloso não tem sentido óbvio, mas carrega em sua letra preocupações típicasda juventude da década de 60, um tormento com a violência da ditadura e um desejo de inovar, de romper barreiras.
Eles se caracterizavam pelo excesso, roupas coloridas, cabelos compridos e agregavamvárias influências musicais. A intenção era chocar e, por meio de performances caracterizadas pela violência estética, protestar contra a música brasileira bem comportada. Influenciados pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo
  • Romantismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!