romantismo em portugal

Páginas: 5 (1015 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Romantismo em Portugal
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
O romantismo é a arte do sonho e fantasia.Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.
Em termos históricos, está ligado à Revolução Industrial e à Revolução Francesa, dois acontecimentos quemudaram a história da Europa e colocaram em evidência valores burgueses como o individualismo e a desobediência aos valores pré-estabelecidos.
Das classes sociais desse período, a nobreza e a pequena burguesia são as classes que vão atuar essencialmente no movimento romântico. Assim, o romantismo expressa os sentimentos dos descontentes com a nova ordem socioeconômica, isto é, com o capitalismoindustrial.
O Romantismo em Portugal foi um tanto tardio em ralação a outros países europeus,  surgiu no século XIX, teve como marco inicial a publicação do poema "Camões", de Almeida Garrett, em 1825, escrito no momento em que o país se encontrava sob domínio inglês e enfrentava graves perturbações políticas, o poema tenta resgatar o passado e o orgulho do povo português. Durou cerca de 40 anos,terminando por volta de 1865 com a Questão Coimbrã.
Durante o século XIX, Portugal participou de grandes transformações políticas europeias. Nesse período as primeiras manifestações pré-românticas aconteceram, mas o Romantismo só teve início no final dos anos 20.
No entanto, nas artes e na política, o Romantismo surgiu apenas na década de 1830, em grande parte devido a algumas condicionantes taiscomo a Guerra Peninsular, a fuga da Família Real para o Brasil e a independência do Brasil. Assim, apenas após a estabilização da conjuntura nacional se assistiu à explosão do movimento romântico em Portugal.
Na arquitetura surgiram novos estilos que, apesar de terem como base os anteriores, conferiam a estes uma certa modernidade realística. Alguns dos estilos do movimento Romântico em Portugalforam o Neomanuelino (Convento de Cristo em Tomar, Palácio da Pena, Palácio do Buçaco e Estação do Rossio), o Neogótico (Elevador de Santa Justa, Capela dos Pestanas no Porto e Igreja de Reguengos de Monsaraz), o Neoárabe (Praça de Touros do Campo Pequeno, Quinta do Relógio e o Salão Nobre do Palácio da Bolsa no Porto).
Um dos elementos mais notáveis do Romantismo são os Jardins da época.Normalmente são jardins à inglesa, muitos deles totalmente projetados por ingleses. Um notável exemplo é o dos Jardins do Palácio da Pena, Palácio de Monserrate e o Palácio da Regaleira, todos eles em Sintra. Normalmente esses jardins são compostos de variadas espécies de plantas exóticas que se integram bem em Portugal devido ao clima ameno que aí se faz sentir.
As obras literárias românticas desseperíodo possuem as seguintes características:
- Individualismo: Os românticos libertam-se da necessidade de seguir formas reais de intuito humano, abrindo espaço para a manifestação da individualidade, muitas vezes definida por emoções e sentimentos;
- Subjetivismo: O romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo;
- Idealização: Empolgado pelaimaginação, o autor idealiza temas, exagerando em algumas de suas características;
- Sentimentalismo: exaltam-se os sentidos e tudo o que é provocado pelo impulso é permitido;
- Egocentrismo: Colocação do ego no centro de tudo, cultura narcisista em que o individualismo prevalece;
- Culto ao fantástico: presença do mistério, do sobrenatural, representando o sonho e a imaginação, frutos da fantasia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linguagem do romantismo , romantismo em portugal
  • Romantismo em Portugal
  • Romantismo em portugal
  • Romantismo em portugal
  • Romantismo em portugal
  • O romantismo em portugal
  • O Romantismo em Portugal
  • ROMANTISMO EM PORTUGAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!