Rio S O Francisco

Páginas: 7 (1521 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
 Introdução

O rio São Francisco é um importante curso de água que percorre 2.830 km no território brasileiro, é popularmente chamado de Velho Chico.
Em função da seca de 1877 a 79 no período imperial, na segunda metade do século XIX, nasce com a comissão Cientifica de Exploração
a proposta política de construções de açudes e a integração do rio são Francisco aos riosdo nordeste setentrional. Foi um desastre social de grande escala morrendo aproximadamente mais de 500.000 mil vidas em toda a região do Nordeste. A partir desde desastre que diversos setores da sociedade e o Poder Público, perceberam a importância dos açudes como solução para salvar vidas. Os reservatórios tinham novas técnicas e melhoravam a cada dia. Desta forma o povo nordestino tentavaresgatar e construir uma nova vida no sertão brasileiro. 
O projeto proposto pelo Poder Público tem a intenção de interligar as bacias do rio são Francisco com os outros rios do nordeste setentrional que engloba os Estados do Ceara, Rio do Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, e um pedaço de Pernambuco, obra essa, que visa bombear as águas através de canais artificiais, promovendo a partir disso, o usosustentável dos recursos hídricos.
A proposta tem como objetivo levar a água por cerca de 720 km ao longo do sertão nordestino, através da construção de um grande sistema de engenharia capaz de bombear parte das águas do São Francisco. Mas junto com tais propostas surgiram os prós e contra que abordaremos mais detalhadamente ao longo deste trabalho.conclusao
Portanto podemos conluir que não há um consenso sobre se a transposição do São Francisco seja a melhor maneira de responder ao problema da seca e às suas consequências sociais e econômicas.
De um lado, defensores do projeto, como o governo e os quatro estados beneficiados pela transposição, alegam que a quantidade de água que estará disponível por habitante emregiões do semiárido distantes do São Francisco, daqui a 20 anos, de acordo com os estudos, é menos da metade do que o mínimo estabelecido como aceitável pela ONU (que é 1,5 mil litros por pessoa por ano).
Reduzir a desigualdade no acesso aos recursos hídricos, segundo a corrente dos defensores, é o principal objetivo do projeto
De seu lado, os críticos, representados por governos dos estadosbanhados pelo São Francisco, lideranças sociais e entidades de defesa dos ribeirinhos, temem o pior: que uma nova intervenção, mesmo em pequena escala, gere muitos danos ao Velho Chico, já bastante explorado e prejudicado pelas diversas atividades econômicas empreendidas na região desde os tempos da colonização.
Para os opositores da obra, como o Comitê da Bacia Hidrográfica  do Rio SãoFrancisco, a prioridade deveria ser a revitalização do rio.Isso significa que, antes de pensar em desviar as águas, o Ministério da Integração Nacional deveria investir em medidas para melhorar a qualidade do São Francisco. Uma seria o reflorestamento das margens, para evitar a erosão.Coletar e tratar o esgoto e abastecer com água a população ribeirinha é outra necessidade. Atualmente, apenas 132 dos 504municípios banhados pelo São Francisco têm rede de distribuição de água. Além dessas medidas, a revitalização significaria promover atividades para o desenvolvimento sustentável e gerar renda na região. Visaria também a reduzir a quantidade de lixo e poluentes, como os agrotóxicos despejados pelas plantações e os resíduos tóxicos liberados pelas indústrias da região metropolitana de BeloHorizonte no rio das Velhas, em Minas Gerais, o maior afluente do São Francisco. 











Resumo

O rio São Francisco é um dos mais importantes rios brasileiros: é o terceiro maior rio que corre totalmente dentro do Brasil e o quarto maior rio da América do Sul. Seu curso está dividido em quatro trechos: Alto São Francisco, que vai das nascentes até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RIO S O FRANCISCO
  • Transposi O Do Rio S O Francisco
  • Transposição rio S o Francisco
  • Transposi O Rio S O Francisco
  • Rio S O Francisco
  • Seca Do Rio S O Francisco
  • A TRANSPOSI O DAS GUAS DO RIO S O FRANCISCO
  • RECUPERA O DA MATA CILIAR NA MARGEM DO RIO S O FRANCISCO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!