Revoluçao

Páginas: 5 (1065 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
A Segunda Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XIX (c. 1850 - 1870), envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço. Outros progressos essenciais nesse período incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeraçãomecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético.
Esse período marca também o advento da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais, juntando-se à França e do Reino Unido
O grande marco deste período é a indústria automobilística, em especial a produção em série do Ford T que vai mudar para sempre o estilo de vida e trabalho dos seres humanos.
PedroPrincipais fontes de energia
Eletricidade
Eletricidade já era conhecida um pouco antes dessa época, mas tinha seu uso restrito ao desenvolvimento de pesquisas laboratoriais. Contudo, passou a ser utilizada como um tipo de energia que poderia ser transmitido em longas distâncias e geraria um custo bem menor se comparado ao vapor. No ano de 1879, a criação da lâmpada incandescente estabeleceu umimportante marco nos sistemas de iluminação dos grandes centros urbanos e industriais da época.
Diferente da primeira revolução que aconteceu somente na Inglaterra, com a evolução da energia elétrica, na segunda revolução houve uma grande industrialização para todos territórios por exemplo: França, Alemanha,
Um dos Cientistas mais geniais no campo da Eletricidade Michael Faraday(1791-1867) Suasdescobertas foram o ponto de partida para muitas aplicações práticas, como motores e geradores, Trens e bondes elétricos.
Rafael
Petróleo, que antes tinha somente uso para o funcionamento de sistemas de iluminação, passou a ter uma nova utilidade com a invenção do motor à combustão daí foi empregado como fonte de energia e combustível para os meios de transportes e como matéria-prima para umainfinidade de produtos. Com isso, ao lado da eletricidade, este mineral passou a estabelecer um ritmo de produção mais acelerado. Novas experiências permitiram o aproveitamento de minérios antes sem importância como o aço e o alumínio, que foram largamente utilizados pela sua maior resistência e maleabilidade. Métodos mais simples de fabricação permitiram que o ácido sulfúrico e a soda cáusticafossem acessíveis. Por meio desses dois compostos a fabricação de borracha, papel e explosivos pôde ser feita em larga escala.

Com relação aos transportes, podemos ver que as novas fontes de energia e a produção do aço permitiram a concepção de meios de locomoção mais ágeis e baratos. Durante o século XIX, a construção de estradas de ferro foi o ramo de transporte que mais cresceu. Nesse período,Estados Unidos e Europa possuíam juntos cerca de 200 mil quilômetros de trilhos construídos. Segundo outros dados, somente na década de 1860, mais de dois milhões de pessoas eram empregadas na manutenção desse único meio de transporte.

Por meio dessas inovações, as indústrias puderam alcançar lucros cada vez maiores e dinamizar o processo que se dava entre a obtenção da matéria-prima e avendagem do produto ao consumidor final. Ao mesmo tempo, o controle mais específico sobre os gastos permitiram o cálculo preciso das margens de lucro a serem obtidas com um determinado artigo industrial. Dessa forma, o capitalismo rompia novas fronteiras e incidia diretamente na aceleração da economia mundial.
Leo
Principais Inventos
Prensa móvel
Motor de combustão interna
Telefone
RádioAutomóvel
Lâmpada Incandescente
Raio X
Fonógrafo
Roberta
Fordismo
Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa.
O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REVOLUÇAO
  • Revolução
  • Revolução
  • revolução
  • Revolução
  • a revolução
  • Revolução
  • revolucao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!