Revolta da Chibata

Páginas: 58 (14445 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO


Noite de 22 de novembro de 1910, a informação que explodira uma Revolta na Marinha brasileira, interrompe a encenação da ópera Tanhãuser, do alemão Richard Wagner, no Rio de Janeiro. Centenas de espectadores que estavam presentes no teatro para homenagear o presidente da República, recém empossado, o marechal Hermes da Fonseca, saem do 'mundo wagneriano' e voltam para arealidade brasileira.
Os marinheiros, liderados por João Cândido, chamado de Almirante Negro, tomaram os quatro maiores navios da Marinha Brasileira e ameaçaram bombardear a capital federal caso o governo não atendesse as suas reivindicações:

“nós, marinheiros, cidadãos brazileiros e republicanos, não podendo mais suportar a escravidão na Marinha brazileira, a falta de protecção que a Pátria nos dá..., queremos reformar o código imoral e vergonhoso que nos regem, affim de que desapareça a chibata, o bolo e outros castigos similhantes...” ( Manifesto dos marinheiros contra a 'escravidão na Marinha', 1910.)


Passados 98 anos da Revolta dos Marinheiros, no dia 23 de julho de 2008, o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou, com veto de pagamento de indenizações aos descendentes dosmarinheiros, a Lei nº 11.756, que reconhece e restaura os direitos de anistia concedidos a João Cândido Felisberto e aos seus companheiros do levante de 1910. No dia 22 de novembro de 2010 foi comemorado cem anos da Revolta da Chibata, levante esse que buscou a conquista de direitos básicos em uma sociedade marcada pela desigualdade e injustiças sociais.
A pesquisa monográfica pretende estudar aRevolta da Chibata que ocorrera na cidade do Rio de Janeiro, no final do ano de 1910, tendo como cenário os principais navios da Frota Naval Brasileira. Foram diversos os fatores que contribuíram para o desencadeamento do ocorrido sendo, os castigos corporais, um dos principais.
O objetivo geral deste projeto é a análise dos motivos que levaram um determinado movimento rebelde ao levante, dentrodo contexto da História do Brasil e em especial a do Rio de Janeiro, sobretudo por ter sido um fato histórico que não teve reconhecimento, tratamento e interesse devido, na época, apesar da sua grande relevância histórica.
Como objetivo específico, através do estudo da Revolta da Chibata, a tentativa de obter mais informações sobre o período ao qual esse movimento esta inserido, o período daPrimeira República (1889-1930), podendo obter uma visão mais clara sobre a época e suas influências na Revolta da Chibata.
Neste trabalho serão abordado os motivos para a eclosão desse movimento rebelde dentro da Armada Nacional. A Revolta da Chibata foi uma luta contra a situação precária pela qual os marinheiros passavam, tendo como problemas específicos o uso dos castigos corporais(principalmente o de açoitar com chibatadas), os baixos salários (soldo), a má alimentação diária (passadio), o excesso de trabalho e por fim a discriminação social existente dentro da corporação. De uma forma secundária, esse trabalho mostrará o fato da Revolta da Chibata ter obtido exito em seu objetivo que fora basicamente o fim dos maustratos, mais especificamente a chibata.
O método de investigação seráo estudo de caso descritivo, será analisada as fontes secundárias, como veículos de mídia e bibliografia pertinente. A pesquisa bibliográfica tem o propósito de estabelecer um conjunto de evidências que explique como foi o processo decisório relativo a Revolta da Chibata, o contexto histórico para o seu desencadeamento e o resultado obtido.
Para melhor análise do tema, a pesquisa será compostade três capítulos, a saber: Os primeiros anos da Primeira República (1889-1930); Amadurecimento, Estopim e o Desenrolar da Revolta da Chibata; Escritos Historiográficos sobre o Tema.
No Capítulo 1, será feita uma abordagem dos primeiros anos da República, visando esclarecer os principais aspectos do período, e através da contextualização histórica possibilitar um maior esclarecimento dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revolta da chibata
  • revolta da chibata
  • revolta da chibata
  • Revolta da chibata
  • Revolta da chibata
  • Revolta da Chibata
  • revolta da chibata
  • revolta da chibata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!