Conceito de Microempresa

Páginas: 7 (1536 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS

ADMINISTRAÇÃO



ALINE
EMERSON RICARDO RODRIGUES LEAL
KAROLYNE
ROBSON







CONHECENDO A EMPRESA “PAPELARIA DESTAK”










LINHARES
2013
ALINE
EMERSON RICARDO RODRIGUES LEAL
KAROLYNE
ROBSON







CONHECENDO A EMPRESA “PAPELARIA DESTAK”







Trabalho acadêmico apresentado à UniversidadeNorte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de título de Bacharel em Administração.
Professores: Regina Malassise, Marcelo Viegas, Wilson Sanches, Marcia Bastos, Henry Nonaka










LINHARES
2013
INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo apresentar um conteúdo técnico fundamentado por meio de uma pesquisa de campo realizada a uma empresa local sobre questõeseconômicas, políticas, fiscais, monetárias e de crédito. Tal empresa analisada, no decorrer do trabalho, conduziu a assuntos relevantes, tais como a demanda de mercado, fluxo de caixa, controle de estoque, métodos quantitativos e sua importância, dentre. Além disso, essa obra vem fornecer dados estatísticos sobre o comércio varejista onde a empresa está inserida, suas colaborações de âmbitoético, político e econômico dentro do seu contexto.


















1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA


1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA VISITADA


RAZÃO SOCIAL: Jocinea Grifo Mota Gerhardt ME
CNPJ: 363824140001/70
ENDEREÇO: Rua Presidente Epitácio Pessoa, nº 398 – Bairro Novo Horizonte, Linhares – ES.
NOME FANTASIA: Papelaria Destak
A empresa trata-se de uma papelaria, artigospara presentes, informática, artigos de papéis em geral e artesanato. Está situada em um bairro onde as pessoas são, em sua maioria, de classe média.
Atende pessoas de várias faixas etárias, desde os 05 até 80 anos de idade, pois engloba materiais escolares, artigos de informática e outros. Alcança pessoas de um nível cultural e de escolaridade alto, pois, como já dito anteriormente, a empresase localiza em um bairro de classe média.
Ao irem até a empresa os clientes buscam, em sua maioria os produtos que a mesma vende rotineiramente, pois mesmo havendo uma gama muito grande de produtos e marcas diversificadas, o que geralmente acontece é que os clientes buscam as marcas mais conhecidas no mercado, exemplo:
Caneta Bic;
Lápis de cor Faber Castell;
Caderno Tilibra;
PendriveMultiLaser;
CD e DVD Clone;
Calculadora Sony;
Papel Chamex;
Lápis e Borracha Mercur.
Quando há uma alta dos preços dos produtos supracitados, os clientes acabam optando por um produto de preço inferior, como consequência, levam produtos de qualidade também inferior, mas ao perceberem algumas desvantagens na compra desse material mais em conta, eles voltam a comprar os produtos de marca conhecida,mesmo sendo mais caros, ou seja, optam por uma maior qualidade, não se importando com o preço.
Nesse seguimento existe uma grande variedade no preço dos produtos oferecidos, que podem valer desde centavos até produtos que chegam a custar R$ 350,00. Como o carro chefe da empresa é material escolar, o gasto médio dos consumidores gira em torno de R$ 150,00, isso considerando o ano letivo, pois quandose inicia o ano esse valor aumenta devido às listas de materiais escolares das escolas.
Por se tratar de pessoas que tem o hábito de utilizar cartões de crédito ou débito, a maioria das vendas é efetuada dessa forma. Em geral, 40% das vendas são realizadas a vista e 60% a prazo.
Não existe uma revisão regular para que haja ou não um aumento de preços mensais, essa variação ocorre de acordo com ospreços oferecidos pelos representantes das empresas, que geralmente informam se acontecerá um aumento nas fábricas fornecedoras. Baseado nessas informações , quando o preço está bom para a aquisição da empresa, automaticamente gera um aumento na demanda de compra para criar um estoque, da mesma forma, quando o preço está elevado acontece uma espera na compra desse material, utilizando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de microempresas
  • Cálculos diferenciados e conceitos matematícos dentro de uma microempresa.
  • Microempresas
  • Microempresa
  • Microempresa
  • Microempresas
  • Microempresa
  • Microempresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!