Revolta da chibata

Páginas: 2 (305 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Revolta da chibata:
A Revolta da Chibata foi um importante movimento social ocorrido, no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro. Começou no dia 22 de novembro de 1910, com a participaçãode 2.300 marinheiros liderados por João Cândido Felisberto..  

A maior parte dos trabalhadores da Marinha brasileira era composta por mulatos e negros, escravos libertos ou filhos de ex-escravos.As condições de trabalho eram precárias: os marinheiros tinham remuneração baixa, recebiam péssima alimentação durante as longas viagens nos navios e, o mais grave, estavam submetidos a puniçõescorporais, caso desobedecessem alguma regra
 
Neste período, os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos físicos. As faltas graves eram punidas com 25 chibatadas (chicotadas). Esta situaçãogerou uma intensa revolta entre os marinheiros. 
 
Causas da revolta 

O marinheiro Marcelino Rodrigues de Menezes, acusado de embarcar com uma garrafa de cachaça, foi violentamente punido não com 25,mas com 250 chibatadas, na presença de todos os tripulantes.

Uma carta reivindicando melhores condições de trabalho e modificações na legislação penal e disciplinar com destaque para a extinçãodas chibatadas foi enviada ao governo.

O governo cedeu às pressões dos marujos e em 27 de novembro de 1910 a chibata foi abolida da Marinha de Guerra brasileira. Oficialmente, a anistia estavagarantida aos revoltosos liderados por João Cândido - que a partir desse momento, passou a ser tratado pela imprensa como o "Almirante Negro". No dia seguinte, porém, o presidente da República, MarechalHermes da Fonseca assinou o decreto 8.400 que permitia a exclusão da Marinha de qualquer marujo cuja presença fosse julgada inconveniente por seus superiores.

O motim se agravou e os revoltososchegaram a matar o comandante do navio e mais três oficiais. Já na Baia da Guanabara, os revoltosos conseguiram o apoio dos marinheiros do encouraçado São Paulo. O clima ficou tenso e perigoso....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revolta da chibata
  • revolta da chibata
  • Revolta da Chibata
  • revolta da chibata
  • Revolta da chibata
  • Revolta da chibata
  • Revolta da Chibata
  • revolta da chibata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!