revolta da chibata

Páginas: 4 (791 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
Durante o governo presidencial do marechal Hermes da Fonseca aconteceu uma das mais famosas revoltas brasileiras ocorridas na Primeira República, a Revolta da Chibata. O movimento teve localização noRio de Janeiro e envolveu alguns militares da Marinha Brasileira.
A situação da Marinha Brasileira era notoriamente de defasagem em relação aos outros países do mundo ou mesmo da própria AméricaLatina. Isso se dava tanto em suas condições técnicas e de armamento quanto na realidade do cotidiano dos marinheiros. O grande corpo da Marinha era formado por negros e mulatos que tinham sidoalforriados ou libertos em 1888 com a Lei Áurea. Mas quem ocupava de fato os cargos de comando, as lideranças, eram militares brancos. Naturalmente, os brasileiros não deixaram de lado simplesmente com aabolição da escravatura o preconceito e a discriminação com os negros. Na verdade, a discriminação com os negros cresceram após a abolição e os mesmos enfrentaram sérias dificuldades para se sustentarem esobreviverem depois do decreto. Tal situação foi transportada também para a Marinha Brasileira.

Havia sido prática comum em todos os países do mundo a punição física dos marinheiros em decorrênciade condutas inadequadas. Essa punição se dava normalmente através de chibatadas. Entretanto, quando foi proclamada a República Brasileira, o país seguiu uma ordem que já estava vigente na marinha dospaíses do mundo e determinou também no Brasil o fim das punições físicas aos seus marinheiros. Todavia, um ano depois, em 1990, o governo brasileiro permitiu a ocorrência de punições novamente aosmarinheiros.

A punição era regulamentada e exercida através de chibatadas aos punidos. Era estabelecido um limite de punição máxima de 25 chibatadas. Esse tipo de punição se assemelhava muito aspunições sofridas pelos escravos anteriormente, e como os punidos tendiam sempre a serem negros pairava no ar ainda a idéia de uma continuação das práticas escravistas. Além de que, dentro das próprias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revolta da chibata
  • Revolta da Chibata
  • revolta da chibata
  • Revolta da chibata
  • Revolta da chibata
  • Revolta da Chibata
  • revolta da chibata
  • revolta da chibata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!