marx weber

Páginas: 2 (392 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
1 – Tomando como base o cap. 2 do livro A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, disserte a perspectiva de Marx weber sobre a origem do capitalismo.

“Tempo é dinheiro; Credito é dinheiro;Dinheiro é de natureza prolífera e geradora; O bom pagador é dono da bolsa alheia”.
No princípio o indivíduo contentava-se com o que ganhava, pois supria suas necessidades básicas, mesmo trabalhandobastante. Com o passar do tempo, o indivíduo começa a se preocupar em aumentar seu capital, a fim de engrandecer também a si próprio, e em trabalhar menos.
Weber descreve que o homem é dominado pelageração de dinheiro, que há uma inversão da relação natural, ou seja, o indivíduo procura satisfazer-se, o que se torna um propósito de vida.
O ganho de dinheiro está relacionado com a eficiênciade trabalho do indivíduo em certo seguimento econômico, assim gerando acúmulo de riquezas. Essa relação é o que há de mais característico na ética social da cultura capitalista, o que obriga oindivíduo a sentir uma relação (de devoção) com o seu trabalho.
Weber conclui dizendo que a relação homem – trabalho (devoção/vocação) não necessariamente prosperou em seu desenvolvimento, e que oracionalismo é um conceito histórico no qual nós temos que descobrir a filiação intelectual, pois ele ainda é um dos elementos mais característicos de nossa cultura capitalista.
Assim, o capitalismo atual,que veio para dominar a vida econômica, educar e selecionar os sujeitos de quem precisa, mediante o processo de sobrevivência econômica dos mais aptos.




2 – A partir dos capítulos 3, 4, 5 e 6 dolivro A Grande Transformação, discuta a perspectiva de Karl Polanyi sobre a origem e o desenvolvimento do capitalismo.
Polanyi, o liberalismo econômico - Revolução Industrial – Utilitarismo –Mercado Auto regulável.
As leis de mercado só são relevantes no cenário institucional de uma economia de mercado; não foram os estadistas da Inglaterra dos Tudors que se afastaram dos fatos e sim os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marx e weber
  • Marx e Weber
  • Marx weber
  • Durkheim, marx e marx weber
  • Marx weber
  • Marx E Weber
  • Marx Weber
  • Marx Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!