revolta da balaiada

Páginas: 2 (357 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014


A revolta da Balaiada




A Balaiada foi uma revolta ocorrida no Maranhão no ano de 1838 a 1840, tomou o nome deBalaiada, porque Balaio era o apelido de um de seus principais líderes, Manuel Francisco dos Anjos Ferreira. Ele era um fabricante de balaios, e fora vítima da violência policial, que havia violentado duasde suas filhas, sem que houvesse punição nenhuma.
Em desejo de vingança, ele se tornou um vingador sanguinário e feroz, e, com seu bando, aterrorizou o interior maranhense, matando, violentando edevastando.
O estopim da revolta foi a detenção do irmão do vaqueiro Raimundo Gomes, acusado pelo sub-prefeito da Vila da Manga, José Egito, um cabano. Então Raimundo Gomes com mais nove cabrasinvadiu a prisão, com objetivo de libertar seu irmão que se encontrava preso em vila Manga,libertando não só seu irmão, mas também todos os outros que se encontravam presos.
Após algumas conquistasdos balaios, como a tomada de Caxias e a organização de uma Junta Provisória, o governo uniu tropas de diferentes províncias para atacá-los. Contudo, Os balaios venceram alguns combates.
Ogoverno imperial nomeu o coronel Luís Alves de Lima e Silva como governador da província do Maranhão e Comandante Geral das Forças Militares.
O general, que mais tarde seria o Duque de Caxias, atuouno combate aos revoltosos e reconquistou a Vila de Caxias. Após algumas derrotas, o comandante dos balaios, Raimundo Gomes, rendeu-se.
Os balaios ainda tiveram o apoio de três mil escravos, quefugiram das fazendas, se aquilombaram e depois ficaram sob a liderança do negro Cosme Bento das Chagas.

O fim da revolta:
Após a morte de Balaio, Cosme (ex-escravo e um dos principais chefes dosbalaios) assumiu a liderança do movimento e partiu em fuga para o sertão. Daí em diante, a força dos balaios começou a diminuir, até que, em 1840, um grande número de balaios rendeu-se diante da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolta da Balaiada
  • Revolta Balaiada
  • A Revolta da Balaiada
  • a balaiada,uma revolta popular
  • Balaiada
  • Balaiada
  • Balaiada
  • Balaiada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!