Revis O De Sociologia Jur Dica 2014 1

753 palavras 4 páginas
Revisão de Sociologia Jurídica – 2014.1
A partir do século XIX, a Sociologia surge teorizando sobre o Homem e a Sociedade, numa tentativa de compreensão dos fenômenos sociais.

A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.

Ela só pode ser bem compreendida se for observada sua ligação com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, ou seja, o Positivismo.

Positivismo que tem em Auguste Comte um dos seus principais representantes. Servindo inclusive, de inspiração para a frase que se encontra na nossa bandeira: Ordem e Progresso.

Num passado recente no período da ditadura militar a Sociologia foi excluída do ensino secundário. O que causou um sério prejuízo à formação crítica dos jovens.

Na sociedade Pós-moderna, muitos especialistas de computação e tecnologia admitiam que o futuro apontava para um sistema global de computadores interligados. Este sistema que conhecemos como internet, permaneceu confinada às universidades durante vários anos.

Este espaço de interação formado pela rede global de computadores na internet é denominado “Ciberespaço”.

Sobre Cultura podemos afirmar que: a) Nosso modo de ser e viver estão muito mais dependentes da relação que estabelecemos com a cultura, até mais do que nossa herança genética; b) A Cultura estabelece diferenças entre grupos humanos e até mesmo nações. Assim, estas diferenças podem explicar muitas dificuldades de relacionamentos entre os grupos; c) Cultura e linguagem muitas vezes são quase sinônimas.

No que diz respeito também a Cultura, um dos temas recorrentes aos Antropólogos e Sociólogos é o dilema do atraso e da falta de caráter na sociedade brasileira.

Em Max Weber, o principal recurso metodológico criado por ele para desenvolver sua Sociologia foi o “Tipo Ideal”.

Relacionados