Revestimentos Fixados com Argamassa

Páginas: 5 (1086 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
REVESTIMENTOS FIXADOS COM ARGAMASSA

* Cerâmicas
- Rústicas: espessura irregular, medidas irregulares.
As rústicas imitam pedras ou mantém em sua composição irregularidades na espessura.
- Naturais: textura – polido, acetinado, fosco, antiderrapante.
borda – rústica, bold, retificada.
As cerâmicas naturais são classificadas de acordo com a sua superfície. As bordasbold e retificada tem diferenças de aparência, não de qualidade. A borda bold é arredondada e as bordas retificadas permitem juntas de 2mm e dão cara de ambiente mais moderno. Podem ser classificadas em A, B e comercial e todas essas informações devem contar no envelope em que a cerâmica é entregue.
- Pastilhas: telada, colada.
As pastilhas são coladas em uma tela na parte posterior quefacilita a execução ou são coladas no papelão. As pastilhas teladas são mais utilizadas em ambientes internos devido ao rigor com a questão das juntas.
- Classificação quanto à resistência: PEI – I, II, III, IV, industrial.
Uma especificação correta começa com o uso que o revestimento terá (um piso de shopping é diferente de um piso de residência). A classificação quanto à resistência consiste noscritérios técnicos necessários na hora da especificação. Quanto maior o PEI, maior a resistência à abrasão. O PEI I pode ser utilizado em uma parede de banheiro pouco utilizada. O PEI industrial é utilizado em ambientes onde há maior risco de dano ao revestimento.
- Base: massa única (porcelanatos), base recozida, base cozida.
A cerâmica é uma base de barro e sobre ela é aplicado um esmalteque é cristalizado quando o material entra no forno, fechando os poros e evitando a absorção de umidade. Uma cerâmica de qualidade é aquela que é recozida. Quando a base é cozida, o barro, como é hidroscópico, provoca sucção e, quando o ambiente é lavado, ocorrem manchas na parede.

-Juntas: em mm – afastadores – limpeza.
Com o advento das juntas retificadas, as juntas foram ficandomenores. Antigamente, com o uso da borda bold, a espessura começava com 2mm. As cerâmicas rústicas possuem maior espessura de junta por conta das irregularidades. As cerâmicas retificadas exigem maior cuidado com o rejunte. Um afastador consiste em uma cruz de plástico pré-fabricada para padronizar os afastamentos. São utilizadas espátulas de fibra para fazer a limpeza da junta. A argamassa quetransbordou cria manchas no rejuntamento se a limpeza não for feita. A limpeza deve ser feita no dia seguinte à colocação da cerâmica.
- Rejuntes: cor, aditivos.
Caso seja necessário combinar a cor do porcelanato com a cor do rejunte, deve-se fazer uma mistura com as cores e criar um traço que possa ser reproduzido posteriormente. Deve ser feita uma amostra e esperar que ela seque, pois o rejuntemuda de cor ao secar. Somente após isso, deve ser feita a aplicação. Em um projeto executivo, deve-se pensar que o rejunte de assentamento terá uma determinada medida, caso contrário, haverá diferenças nos níveis.
O rejunte lixado é utilizado para junções iguais ou maiores que três milímetros, e rejunte não lixado é usado para junções iguais ou menores que três milímetros. Os rejuntes a basede cimento podem ser encontrados nas variedades lixadas e não lixadas, em forma de pó ou pré-mistura. Ele é mais fraco que o rejunte epóxi, mas é mais fácil de trabalhar e limpo, faz menos sujeira. O rejunte Furan está disponível em opções lixadas e não lixadas. Em vez de conter água, a sua base é o álcool. Devido a isto possui elevada resistência a produtos químicos. No entanto, normalmente,só é encontrado na cor preta e exige um profissional especializado para aplicação. Rejunte epóxi: Rejunte epóxi é mais caro do que outros tipos de rejunte, e é bastante resistente à água. Esses rejuntes são muito eficazes para azulejos que exigem um alto grau de resistência à água e a manchas como balcões de uso constante.

- Argamassa: massa de barro (rústicas), industrializada – ACI...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO
  • Revestimentos de argamassa
  • Argamassa revestimento
  • Revestimento com argamassa
  • Revestimento de argamassa
  • REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA: CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES
  • Mecanização revestimento argamassa
  • Alvenaria e revestimento em argamassa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!