Resenha critica BAUM. William M. Compreender o Behaviorismo: comportamento, cultura e evolução/William M Baum 2ª ed.

Páginas: 3 (720 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
REFERÊNCIA
BAUM. William M. Compreender o Behaviorismo: comportamento, cultura e evolução/William M Baum: tradução Maria Teresa Araújo Silva...[at al]. 2ª ed. rev. ampl- Porto Alegre: Artmed, 2006.BEHAVIORISMO

William M. Baum, no texto, inicia questionando, o que é behaviorismo? O Behaviorismo surgiu com uma proposta à Psicologia, e tem como o objeto de estudo o comportamento.Behaviorismo é uma palavra de origem inglesa, que se refere ao estudo do comportamento: "Behavior”, em inglês.
O presente estudo está centrado na teoria do Behaviorismo, onde esclarece ser um tópicocontroverso. Na narrativa, os Behavioristas têm uma visão diferenciada sobre o que é ciência e o que é comportamento.
Muitos behavioristas acrescentam que a ciência do comportamento deve ser uma psicologia.Porém, alguns psicólogos rejeitam essa ideia. Outros veem que a ciência é algum objeto e não o comportamento.
Com essas reflexões, enfatizamos que o comportamento como ciência passou a ser chamada deanálise comportamental. Mesmo não concluindo o debate que o comportamento faz parte da psicologia.
O mais conhecido behaviorista pós-Watson é B. F. Skinner (1904-1990), onde o mesmo tinha umavisão diferenciada de outros behavioristas como chegar a uma ciência do comportamento. John B. Watson, fundador do behaviorismo, adotou o caminho da psicologia comparativa, e exemplificou a ideia de que apsicologia e a ciência da mente. Diante disso, quaisquer que seja suas divergências, todos os behavioristas concordaram com as premissas básicas de Watson.
Dentro desta ótica, Darwin, teve uma visãodiferenciada, onde o mesmo despertou controversas análogas à reação contra a explicação naturalista para a evolução. Assim como a teoria darwiniana desafiou a venerada noção de um Deus criador. Obehaviorista desafiou a venerada noção de livre-arbítrio.
Os defensores do livre-arbítrio retrucam que, dado que os cientistas nunca podem prever em detalhe as ações de um indivíduo, o livre-arbítrio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compreender O Behaviorismo William Baum
  • Compreender o Behaviorismo William Baum
  • RESUMO DO CAPÍTULO 9 LIVRO: COMPRENDER O BEHAVIORISMO COMPORTAMENTO, CULTURA E EVOLUÇÃO William M. Baul
  • BREVE RESUMO DOS TEXTOS “Público, privado, natural e fictício” William M. Baum e “Deixando o...
  • William M. Greathouse: Dos Apóstolos A Wesley – Um Clássico de Santidade.
  • Resenha critica de fontes de energia” de josé william vesentini;
  • BAUM
  • Resenha Raymond Williams

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!