RESUMO

Páginas: 12 (2848 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
Bacharelado em Administração Linha de Formação
Específica em Administração de Empresas




Marketing Internacional
Resenha do artigo: Internacionalização de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento das empresas transnacionais: análise da inserção das filiais brasileiras






Ligia Maria S. Matos
Tamires B. S. C. Covre


Professor: VinniciusVieira
















São Paulo
2014

INTERNACIONALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS TRANSNACIONAIS
Análise da inserção das filiais brasileiras
A partir da década de 90, após a crise dos anos 80, a economia brasileira voltou a receber volumes significativos de IDE (Investimento direto Estrangeiro). A participação brasileira aumentou de 1% em 1995para 2,9 em 2001, com uma media anual de cerca de 23,7 bilhões de dólares. Em decorrência a esse fato, a internacionalização da estrutura produtiva teve um aumento ainda maior do que o normal. No ano de 1996, as empresas estrangeiras correspondiam a 27% do total do faturamento da indústria, em 2000 já eram 42%. Em relação ao comércio exterior, houve também aumento no nível de participação dasfiliais de empresas estrangeiras no volume exportado, passando de 31% em 1995 para 41% de exportações brasileiras.
Visto que o aumento da importância dessas filiais de empresas transnacionais, conhecidas como ETNs, vem sendo altamente significativo foi observado à necessidade em estudar a estrutura de suas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) visando à evolução do sistema nacional deinovação, ainda mais quando considera-se que, em relação ao PIB brasileiro, os investimentos em P&D são relativamente baixos consistindo em 0,97 no ano de 2000, sendo que os investimentos são 56% de fonte pública e 42% de fonte privada segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia.
É importante ressaltar também que o aumento das ETNs na economia brasileira acontece em um momento em que tais empresasestão implantando processos de reorganização em suas atividades internacionais. Levando-se em consideração a questão da globalização das atividades tecnológicas dessas filiais, diversos autores afirmam que embora a internacionalização de laboratórios de P&D aconteça em menores níveis de atuação do que nas atividades de comercialização e produção, tais laboratórios devem também fazer parte de umaintegração global cujo objetivo seria não somente adaptar os processos e produtos aos locais de implantação como melhorar a capacidade tecnológica para que possam ser difundidos através de instalações exteriores de atividades de P&D.
A partir do pressuposto da execução do processo citado, alguns autores afirmam que tais ações resultariam em um aprofundamento das atividades de P&D nos países em queas empresas transnacionais posicionam suas filiais de maneira que aumente a possibilidade de se obter efeitos positivos de transbordamento em relação às simples atividades de adaptação. Tal processo seria importante principalmente em países em desenvolvimento visto que há grande necessidade relacionada à capacitação tecnológica do sistema empresarial local. Em contrapartida, há também autores queafirmam que o processo de internacionalização tem se concentrado em países centrais “privando” as nações em desenvolvimento.
O artigo “Internacionalização de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento das empresas transnacionais: análise da inserção das filiais brasileiras”, escrito por Célio Hiratuka tem como objetivo analisar os dados das ETNs com sede nos Estados Unidos para se obterevidencias sobre a forma de internacionalização das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento das grandes corporações e a partir da análise das características dessas atividades internacionais, compará-las com a Ásia e América Latina ressaltando, ainda, o papel e a inserção das filiais instaladas no Brasil.
ETN E GLOBALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE P&D
De acordo com o artigo, Pearce (1999) destaca três...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo
  • Resumo
  • resumo
  • Resumos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!