Exeperimento produtividade de alface

1029 palavras 5 páginas
Produtividade de alface com doses de abubação de esterco bovino, torta de mamona, cama de frango e NPK 4-14-08

Introdução

Com o objetivo de avaliar o uso de quatro tipos de adubação na produção de alface, um experimento de campo está sendo conduzido juntamente com nossa professora Kássia no campus da agronomia da Fafich -Goiatuba/GO. O delineamento experimental foi escolhido o de blocos casualizados, com arranjo fatorial [(4x4) + 4], ou seja, quatro tipos de adubação com quatro repetições mais um experimento sem adubação em quatro parcelas (testemunha), No final desse projeto avaliaremos qual adubação melhor teve resultado, com base nas variáveis: matéria fresca, produtividade, tamanho da planta e número de folhas por planta.

Informações da cultivar alface

A alface (Lactuca sativa) é uma das hortaliças mais conhecidas e mais cultivadas no mundo, e que tem um grande número de cultivares, que variam principalmente na forma, cor e textura das folhas, havendo inclusive alfaces que são cultivadas para o consumo dos seus compridos e grossos caules (alface aspargo). Exemplos comuns de grupos de cultivares são as alfaces manteiga, alfaces americanas ou alfaces iceberg, alfaces de folhas soltas e alfaces romanas.

Clima
A temperatura ideal para cultivar alface se situa entre 10°C e 24°C, embora existam cultivares que toleram temperaturas mais altas e outros que toleram temperaturas mais baixas. Altas temperaturas podem induzir um florescimento precoce.
Luminosidade
A alface necessita de boa luminosidade, preferencialmente com luz solar direta, mas é tolerante a sombra parcial. Assim, em regiões de clima quente a alface pode se beneficiar se plantada de forma a receber sombra parcial durante as horas mais quentes do dia.
Solo
As plantas precisam de solo bem drenado, rico em matéria orgânica, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio. A faixa de pH ideal para o solo é de 6 a 7.
Irrigação
A alface deve ser irrigada com frequência para manter o solo

Relacionados