Exeperimento produtividade de alface

Páginas: 5 (1029 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Produtividade de alface com doses de abubação de esterco bovino, torta de mamona, cama de frango e NPK 4-14-08

Introdução

Com o objetivo de avaliar o uso de quatro tipos de adubação na produção de alface, um experimento de campo está sendo conduzido juntamente com nossa professora Kássia no campus da agronomia da Fafich -Goiatuba/GO. O delineamento experimental foi escolhido o de blocoscasualizados, com arranjo fatorial [(4x4) + 4], ou seja, quatro tipos de adubação com quatro repetições mais um experimento sem adubação em quatro parcelas (testemunha), No final desse projeto avaliaremos qual adubação melhor teve resultado, com base nas variáveis: matéria fresca, produtividade, tamanho da planta e número de folhas por planta.

Informações da cultivar alface

A alface (Lactucasativa) é uma das hortaliças mais conhecidas e mais cultivadas no mundo, e que tem um grande número de cultivares, que variam principalmente na forma, cor e textura das folhas, havendo inclusive alfaces que são cultivadas para o consumo dos seus compridos e grossos caules (alface aspargo). Exemplos comuns de grupos de cultivares são as alfaces manteiga, alfaces americanas ou alfaces iceberg,alfaces de folhas soltas e alfaces romanas.

Clima
A temperatura ideal para cultivar alface se situa entre 10°C e 24°C, embora existam cultivares que toleram temperaturas mais altas e outros que toleram temperaturas mais baixas. Altas temperaturas podem induzir um florescimento precoce.
Luminosidade
A alface necessita de boa luminosidade, preferencialmente com luz solar direta, mas é tolerante asombra parcial. Assim, em regiões de clima quente a alface pode se beneficiar se plantada de forma a receber sombra parcial durante as horas mais quentes do dia.
Solo
As plantas precisam de solo bem drenado, rico em matéria orgânica, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio. A faixa de pH ideal para o solo é de 6 a 7.
Irrigação
A alface deve ser irrigada com frequência para manter o soloúmido, mas sem que o solo permaneça encharcado. Normalmente e irrigado pela manha e no final da tarde.
Plantio
É importante escolher cultivares adaptados a temperatura da estação em que ocorrerá o cultivo. Há cultivares ditos de inverno, para cultivo em temperaturas amenas ou frias, e cultivares ditos de verão para cultivo com temperaturas mais altas.
Em clima ameno, as sementes podem sersemeadas no local definitivo ou em sementeiras, módulos e outros contêineres, e depois transplantadas. Para outras regiões, de clima quente, recomenda-se que as sementes sejam plantadas em um viveiro onde o ambiente é mais fresco, pois as sementes podem se tornar dormentes em temperaturas mais altas que as da faixa de temperatura ideal, resultando em baixas taxas de germinação. Outra possibilidade éplantar as sementes diretamente na horta no fim da tarde, irrigando em seguida, o que diminui a probabilidade de ocorrer dormência nas sementes, visto que a temperatura tenderá a ser mais amena. Deixe as sementes a aproximadamente 1 cm de profundidade no solo.
O transplante das mudas de alface pode ser feito quando estas têm de 4 a 6 folhas. Em regiões de clima quente, transplante de preferência emdias nublados e chuvosos, ou no fim da tarde com o solo já bem irrigado, pois as mudas de alface podem murchar e morrer se o transplante ocorrer quando o tempo está quente e seco.
O espaçamento entre as plantas pode ser de 20 a 35 cm para a maioria dos cultivares, geralmente usando 20 ou 25 cm para cultivares de menor tamanho ou que serão colhidos precocemente, e 30 ou 35 cm para os cultivares demaior tamanho.
Informações dos adubos:

Esterco Bovino é designação dada ao material orgânico em avançado estado de decomposição utilizado como fertilizante e condicionador dos solos para melhoria das práticas agrícolas. Os estrumes contribuem para a fertilidade dos solos pela adição de matéria orgânica e de nutrientes para as plantas, tais como o azoto e ofósforo.
Adubação: 8kg/m²

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRODUTIVIDADE DE ALFACE AMERICANA EM DI hellip
  • Alface
  • Alface
  • alface
  • Alface
  • Alface
  • Alface
  • Alface

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!