resumo

Páginas: 4 (801 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
ESCOLA ESTADUAL DR. MURILO BRAGA
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA: ALINE RAFAELA
ASSUNTO: AS SOCIEDADES TEOCRATICAS

O Egito, a mesopotâmia,e o corredor sírio-palestino,constituem o chamadocrescente fértil,uma meia lua que abrange as melhores terras do oriente médio ,nessa região surgem as primeiras civilizações agrícolas,
A CIVILIZAÇAO EGIPCIA CARACTERISTICAS GEOGRAFICAS:
O Egito é umOasis no meio do grande deserto do Saara, tem um clima muito árido.O rio Nilo oferece água e terra arável,através das inundações periódicas.Fazendo surgir canais de irrigação,e os egípciosconseguiram tirar o máximo proveito do rio Nilo.

ORGANIZAÇÃO POLITICA:
A administração forte e centralizada dos faraós fez do Egito uma sociedade politicamente estável e continua.

FASES POLÍTICAS:Período pré-dinástico: formação dos nomos-agrupamentos dos primeiros habitantes e a unificação baixo e alto Egito,por Menés.
Antigo Império: Teve como capital Tinis, posteriormente Mênfins, nesse períodoconstituiu-se a organização adm.dos faraós e foram constituídas as pirâmides do Egito: Quéopes, Quéfren, Miquerinos.
Médio Império: Com a capital em Tebas, sendo um período de prosperidade econômicae cultural.Terminou com a invasão dos hicsos(povo nômade da Ásia). Eles utilizaram táticas de guerra desconhecidas pelos egípcios como o uso de carros de combate puxados a cavalos . Dominaram o Egitopor cerca de 170 anos.
Novo Império: Marcado pela expansão militar. Logo no inicio ocorre a expulsão dos hicsos e posteriormente numerosas conquistas através de Tutmes III. O Egito expande suafronteira com a Ásia ate o rio Eufrates,conquistando a Síria, Palestina, na África a dominação se estende ate Núbia,rica em jazidas de ouro.
A partir do faraó RAMSES III, o novo império entrou numperíodo de decadência. Diversos povos estrangeiros invadem o Egito .
Por volta de 635-525 a.C. houve um período de revigoramento conhecido como Renascença Saíta; entretanto não foi suficiente para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumos
  • Resumo
  • Resumo
  • resumo
  • Resumos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!