Resumo - Totem e Tabu

Páginas: 3 (559 palavras) Publicado: 11 de março de 2014
Em Totem e Tabu Freud compara os ritos de povos primitivos com a neurose, relacionando o significado original do totemismo com o processo pelo qual passa o desejo inconsciente.
O totem(divinização de escultura representando plantas, animais ou antepassado) pode ser definido como instituição primitiva que deixou indícios nas religiões ritos e costumes dos povos civilizados contemporâneos e otabu (o mais antigo dos códigos não escritos da humanidade) compreende prescrições rigorosas cuja violação traz sérias conseqüências e castigos para os membros de um grupo. Ao que tudo indica, o totemdefine uma consagüinidade na qual se inscreve uma lei para deter o indivíduo ante o incesto. Por isso Freud considera a renúncia como a base para o tabu.
Evidências encontradas na linguagem e noscostumes apontam para a realidade histórica do matrimonio em grupo em tempos remotos, o que torna compreensível o rigor na proibição de relações sexuais com indivíduos pertencentes ao mesmo totem.
Tantoquanto os povos selvagens, o castigo prescrito pelo tabu relativos a contato com objetos interditados são formas de tornar o objeto impossível. Para Freud é a expressão de desejos inconscientes e dostemores em relação a estes desejos. (desejo de tocar e ao mesmo tempo horror e proibição).
Esta atitude ambivalente, Freud a encontra também no sujeito neurótico: como temem porque desejam tudo oque entra em contato com o proibido fica tão proibido quanto. A proibição recai sobre todos os novos fins eleitos pelo desejo, refletindo desta forma o processo pelo qual passa o desejo inconsciente. Éeste o paradoxo do cerimonial sem fim dos obsessivos: pretendem interditar o desejo inconsciente mas aproximam-se cada vez mais dele.
Merece especial consideração neste texto o exame feito sobre otabu que recai sobre as pessoas mortas: as pessoas que tocaram os mortos devem ficar isoladas, o nome do morto não deve ser pronunciado. Isto indica que admitem uma coincidência entre objetos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro: totem e tabu
  • Resumo Totem e Tabu
  • Resumo do livro totem e tabu
  • totem tabu
  • totem e tabu
  • Totem e tabu
  • Totem e Tabu
  • Totem e tabu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!