Resumo TGA estudo de caso

Páginas: 6 (1473 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ESTUDOS DE CASO DO LIVRO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – SEGUNDA EDIÇÃO, 20001. Estudo de caso: AFINAL, QUEM MANDA AQUI?
1.1. Sinopse Para dedicar-se totalmente à pequena fábrica de material esportivo que havia fundado, Ricardo abandona o curso de Economia no primeiro ano. Depois de 25 anos, Ricardo éo proprietário de uma grande empresa. A competição é forte e a empresa passa por dificuldades. Seus dois filhos, que fizeram cursos superiores, acham que estão mais preparados que o pai. Querem assumir a administração da empresa em seu lugar. Ricardo se pergunta quem deve mandar na empresa. Ele, que a criou e fez crescer, ou os filhos, que estudaram e foram preparados para isso. 1.2. Objetivos

Ilustrar todos os conceitos do Capítulo 1 – SIGNIFICADO DA ADMINISTRAÇÃO, particularmente o item 1.1.6 –Administradores.

Discutir o conflito de pontos de vista a respeito das competências mais apropriadas paraadministrar um negócio. Experiência prática do fundador e educação formal dos sucessores entra em choque em uma história baseada em fatos verídicos. 1.3. Respostas das questões caso não tem respostas conclusivas nem pretende criar uma situação em que o aluno acerta ou erra. Alguns comentáriosque podem ser feitos sobre as questões são os seguintes: 1.3.1. Você conhece casos semelhantes a este?Provavelmente, a maior parte dos alunos conhece casos semelhantes, de experiência pessoal ou de informações públicas. Há diversos casos de empresas, relatados pelaimprensa, que não conseguiram resolver os problemas de sucessão. 1.3.2. Em caso afirmativo, qual foi o desfecho? É importante explorar osconhecimentos dos alunos a respeito dos casos que conhecem, por experiência própria ou pela imprensa. Essa discussão enriquece o entendimento da praticada administração de empresas. Muitos casos de domínio público terminaram em conflito, impasse ou dissolução da empresa (Cofap Caem, Matarazzo, Bom Buril). Por outro lado, as empresas profissionalizadas, como as grandes corporações privadas(Votorantim, Camargo Corrêa), têm conduzido à sucessão de maneira eficaz. 1.3.3. Quais as causas principais do conflito entre Ricardo e seus filhos?
Um
 
Trata-se de um conflito comum, provocado pelo sentimento de propriedade da empresa e pelo julgamento das pessoas envolvidas, de que cada um tem mais direito ou competências para assumir a empresa, ou ambos. 1.3.4. Quem deve mandar na empresa? Estaquestão não tem resposta. É interessante provocar um debate para conhecer as opiniões dos alunos e a maneira como as defendem. 1.3.5.Qual o peso relativo da experiência e da educação formal, no processo deadministrar a empresa? Os dois fatores – experiência e escolaridade – são importantes para administrar qualquer negócio em um ambiente competitivo. O peso de cada um varia, dependendo de inúmerascircunstâncias. No caso específico, o peso pode ser igual para os dois. 1.3.6.Quais as consequências previsíveis de Ricardo continuar administrando a empresa? Não há resposta conclusiva para esta questão. Deve-se fundamentar a discussão em casos reais semelhantes. 1.3.7.Quais as consequências previsíveis de os filhos ficarem com a empresa? Não há resposta conclusiva para esta questão. Deve-sefundamentar a discussão em casos reais semelhantes. 1.3.8.Quais as consequências previsíveis de não haver um acordo entre as duas partes? O resultado previsível da falta de acordo é a dissolução da empresa ou o conflito nostribunais. 1.4.Informações adicionais Caso baseado em situação real. O fundador e os sucessores chegaram a um entendimento sobre a divisão de responsabilidades. A história teve umdesfecho feliz na vida real.

Ilustrar todos os conceitos do Capítulo 2 – PAPEL DO GERENTE, destacando-se Paidéia de que cada executivo tem um foco de atenção no processo de administrar uma organização.

Fornecer uma visão panorâmica das principais ideias que influenciam a teoria e a prática da administração. 2.3.Respostas das questões caso não propõe questões com respostas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudo de caso tga
  • estudos de casos TGA II
  • TGA
  • Estudo de caso tga
  • estudo de caso tga
  • Estudo de caso (tga)
  • Estudo de caso tga
  • Estudo de caso tga 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!