HOMEM CULTURA E SOCIEDADE

Páginas: 12 (2755 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1-“Nós humanos fazemos parte da natureza. Comemos, bebemos, respiramos, temos filhos, envelhecemos. (...). Porém apenas os seres humanos são capazes de produzir cultura”.

O texto acima nos remete ao conceito antropológico de homem. O termo antropologia (anthropos, homem; logos, estudo) significa o estudo do homem. Classificada como ciência da humanidade, preocupa-se em conhecer o ser humanona sua totalidade, o que abriu em três campos distintos de pesquisa.
Assinale a alternativa que contempla esses três campos apontados na web 1.

R: Ciencias social, humana e natural
2- Qual é o objetivo da Antropologia?
R: Estudar o homem como um todo, sendo a ciência que estuda sistematicamente todas as manifestações de ser humano de forma unificada, buscando chegar o entendimento deexistencia humana.
A palavra Antropologia é formada por duas palavras gregas. Antropos: Homem e Logia: estudo. Assim, o seu objeto de estudo é o homem como um todo.

3- Assinale a alternativa correta que contempla o objeto de estudos da Arqueologia.
R: Estuda as culturas extintas, em fases da humanidade não registradas em documentos escritos. Desenvolve técnicas adequadas para o trabalho de escavaçãoe coleta de material que, devidamente interpretado, possibilitará a compreensão do passado.
Arquelogia é outra palavra de origem grega. Arqué: início/princípio e Logia: estudo. Assim estuda as culturas extintas, em fases da humanidade não registradas em documentos escritos. Desenvolve técnicas adequadas para o trabalho de escavação e coleta de material que, devidamente interpretado, possibilitaráa compreensão do passado.

4- O ser humano sempre tentou (e continua tentando) explicar a origem no universo e de tudo que está contido nele, incluindo o homem. As explicações sobre essas origens perpassam pelos mitos, ciência e religião. Assim, duas grandes teorias se consolidaram: criacionista e evolucionista. Como essas teorias explicam a origem do homem?
R: O Criacionismo defende a tese deque o ser humano possui a exata forma na qual foi criado. As religiões descrevem em narrativas que o homem foi criado de forma perfeita e com todas as características atuais. O Evolucionismo defende o ponto de vista que a raça humana é o resultado de uma evolução biológica, que levou alguns milhões de anos para acontecer.
São as duas teorias mais conhecidas: O Criacionismo defende a tese de queo ser humano possui a exata forma na qual foi criado. As religiões descrevem em narrativas que o homem foi criado de forma perfeita e com todas as características atuais. O Evolucionismo defende o ponto de vista que a raça humana é o resultado de uma evolução biológica, que levou alguns milhões de anos para acontecer.

5- Outro tema abordado em nossa Web foi em torno do RELATIVISMO CULTURAL.Assinale a alternativa que contempla o conceito de Relativismo Cultural.
R: Princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural.
Princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenossociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural.


Aula 2
1- O pensamento filosófico-científico tem como uma de suas primeiras manifestações o período pré-socrático. Este momento que inaugura uma nova fase do pensamento ocidental tem suas próprias características, ênfases e preocupações. Tendo como base o período pré-socrático, analise ospróximos enunciados e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

A (v) Uma das características que identifica o período pré-socrático é a sua ênfase na cosmologia, ou seja, uma preocupação em entender o funcionamento dos cosmos como um todo harmônico e organizado, as leis que regem seu funcionamento e a descoberta do princípio universal do qual deriva todas as coisas.

B (v)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • homem, cultura e sociedade
  • Homem Cultura e Sociedade
  • homem cultura e sociedade
  • homem cultura e sociedade
  • HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
  • Homens, Cultura e sociedade
  • Homem CUltura e Sociedade
  • Homem Cultura E Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!