resumo sobre dermache

725 palavras 3 páginas
Resenha do texto:
Carvalho, Maria Angélica, and Elizabeth ArtmannII. "Démarche estratégica em unidade materno infantil hospitalar." Rev Saude Publica 43.1 (2009): 105-14.
Por Pedro Arêas Junior
“A démarche stratégica apoia-se em elementos da microeconiomia, do campo da estratégia e da política e da área do desenvolvimento organizacional e envolve ainda uma análise cultural da instituição. Propõe-se, ainda, a redesenhar a missão institucional e buscar a inserção do hospital de forma coordenada na rede de serviços de saúde.” (Artmann & Rivera 2003)
O texto traz elementos que destacam o potencial do método para o planejamento e posicionamento das unidades hospitalares que possuem um determinada região para atender e faz uma análise de sua inserção de maneira coordenada na rede assistencial.
As autoras trazem um arcabouço de justificativas para a definição do hospital que será fonte de análise da aplicação do método e traz informações demográficas para caracterizar o ambiente que a unidade hospitalar estaria inserido.
Na caracterização da unidade hospitalar trabalha com o conceito de organização profissional cunhado por Mintzberg em sua obra criando organizações eficazes de 2003, e destaca que o principal mecanismos de coordenação do trabalho é o ajustamento mútuo, além das dificuldades deste tipo de organização em estabelecer um conjunto coerente de projetos. Diante deste cenário o método démarche estratégica possui um conjunto de critérios e premissas que pretendem estabelecer através de processos de agir comunicativo (RIVERA, 1995) a coordenação das ações e projetos.
Os principais objetivos do método, descritos por RIVERA, 1997, são:
1. Promover um elo de ligação entre a gerência estratégica e os centro assistenciais;
2. Definir a missão do hospital de acordo com critérios de oportunidade;
3. Transformar o hospital no lócus de oferta integrada de serviços tendo como princípios e eficácia e a eficiência;
4. Possibilitar a criação de um projeto coletivo

Relacionados

  • Sindicalhismo
    2669 palavras | 11 páginas
  • Medidas Socieducativas a adolescentes infratores: Reflexões a partir da prática psicológica
    10805 palavras | 44 páginas