desenvolvimento economico

Páginas: 9 (2058 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso serviço social



Desenvolvimento Econômico








FEIRA DE SANTANA-BA
2014.1

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

NATALIA SANTANA CARNEIRO SILVA RA -388842Desenvolvimento Econômico




Trabalho de Conclusão do Semestre 2014.1, apresentado ao Curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera Educacional S.A., como requisito parcial para disciplina de Desenvolvimento Econômico cujo Orientador é Prof. Helenrose A da S Pedrosa Coelho e tutora Presencial: Roseane Rocha



Feira de Santana
2014.1


Introdução
O presente artigo tem como objetivo comparar osaspectos das economias e também analisar outros dados e indicadores dos países do BRICS. O artigo discutirá sobre os indicadores de desenvolvimento econômico regional.


















Desenvolvimento Econômico
O PIB é uma medida do valor dos bens e serviços que se produz num determinado período, representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos mais diversossetores no pais na agropecuária, indústria e serviços. Ele mede a diferença entre o custo de se produzir e o que se obtém como fruto dessa produção, chamado valor agregado. O indicador é composto por itens como o consumo das famílias e despesas do governo, informações sobre as importações e exportações, alem dos investimentos.
O PIB (Produto Interno Bruto) e tudo que e produzido pela economiade um pais, de uma forma simples podemos dizer que o PIB e a soma de tudo que e gerado pelos setores e por todos os agentes econômicos de um pais, com um índice a medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região. Quanto mais se produz, mais se está consumindo, investindo e vendendo.

Índice de Gini
O coeficiente de Gini (também conhecido como índice de Gini ou relação de Gini) éuma medida de desigualdade de distribuição de renda, ele parte de coeficiente entre 0 e 1, e expressa a desigualdade em porcentagem, sendo que 1 corresponde a 100% que corresponde a desigualdade absoluta na distribuição da renda, e onde 0 seria a desigualdade total. Esse índice e de grande importância por que não se refere apenas as situações de riqueza e pobreza, não se refere apenas ao montantede riqueza produzida, mas também, e principalmente, as formas como a riqueza produzida e distribuída.
O índice de Geni e bastante utilizado para calcular a desigualdade de distribuição de renda, mas pode ser usada para qualquer distribuição. O índice de Geni traz informações que nem o próprio IDH contempla; a desigualdade na distribuição da renda. IDH o índice econômico considerado e o PIBper capta, que diz um valor médio obtido pela divisão do PIB total pelo numero de habitantes de um pais. O PIB per capita não é um dado definitivo. Porém, um país com maior PIB per capita tende a ter maior índice de desenvolvimento humano (IDH). E é sobretudo usado para medir a desigualdade de renda (português brasileiro) ou rendimento (português europeu), pode ser também usado para mensurar adesigualdade de riqueza. Esse uso requer que ninguém tenha uma riqueza líquida negativa.
Curva de Lorenz é uma representação gráfica da função de distribuição relativa de uma variável em domínio determinado e distribuição de probabilidade da riqueza, esse domínio pode ser o conjunto de pessoas de uma região ou pais cuja o objetivo e estudar a distribuição de renda das pessoas , a curva e traçadaconsiderando-se a porcentagem acumulada de pessoas no eixo das ordenadas. Esta curva e foi desenvolvida por Max O. Lorenz, em 1905, para representar a distribuição de renda.
A curva de Lorenz pode geralmente se representar a desigualdade da distribuição da riqueza e é representada por uma função L(F), em que F, aparte cumulativa da população, é representado pelo eixo horizontal, e L, a porção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento Economico
  • DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO
  • Desenvolvimento Economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!