Resumo sobre comunidades tribais
Nas comunidades tribais as terras pertenciam a todos, o trabalho e os produtos são coletivos, asociedade é homogênea, una, indivisível.
Nas sociedades tribais predominam a tradição oral e mítica, pois para eles a natureza está "carregada de deuses", e o sobrenatural está em todo o lugar darealidade vivida, onde o sagrado se manifesta na natureza mágica das danças, dos instrumentos, dos desenhos, etc.
Ao contrário das comunidades tribais, os “primitivos" não tinham uma culturahomogênea, ao agir eles imitam os deuses nos ritos que tornam atuais, presente, os mitos primordiais.
Os mitos e os ritos são transmitidos oralmente, e a tradição se impõe por meio da crença,permitindo a harmonia do grupo e a repetição dos comportamentos considerados desejáveis.
Nas comunidades tribais as crianças têm uma educação difusa, ou seja, elas aprendem imitando os gestosdos adultos nas atividades diárias e nos rituais, elas aprendem “para a vida e por meio da vida”
Sua formação é integral-abrange todo o saber da tribo- é universal,porque todos podem ter acessoao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.
Devido a necessidade da administração dos negócios, o aparecimento das cidades em decorrência da produção e da comercialização, surge a escrita, onde o saber que deveria ser aberto a todos, tornou-se privilégio da classe dominante pois apenas alguns iniciados tiveram acesso ao conhecimento.Faculdade Anhanguera Facnet de Taguatinga Pedagogia – 2º semestre
Disciplina : História da...
Por favor, assinar para o acesso.