RESUMO RCN VOL.2

Páginas: 6 (1368 palavras) Publicado: 28 de março de 2014
Resumo em partes do RCN vol. 2: formação pessoal e social


Processos de Fusão e Diferenciação
Quando um bebê nasce ele encontra-se em um estado chamado de difusão com a mãe, Aos poucos, o bebê adquire consciência dos limites de seu próprio corpo, bem como das consequências de seus movimentos. A exploração de seu corpo e movimentos, assim como o contato com o corpo do outro, sãofundamentais para um primeiro nível de diferenciação do eu. É por meio dos primeiros cuidados que a criança percebe seu próprio corpo como separado do corpo do outro, organiza suas emoções e amplia seus conhecimentos sobre o mundo. O bebe pode ficar raivoso quando alguém não realiza algum de seus desejos, como não dar mamar quando ele esta com fome. Essas experiências podem construir-se em fatoresimportantes de desenvolvimento pessoal, pois acontecem divergências e desencontros, momentos favoráveis e a diferenciação entre eu e o outro.
O bebê adquire consciência dos limites do seu corpo aos poucos. Com a conseqüência de seus movimentos. Essas conquistas expressa para o bebê um encantamento quando descobre que consegue comandar suas mãos a surpresa quando morde seu próprio braço e sente dor. Nafaixa de zero a seis anos os cuidados essenciais são de formação de caráter prioritário na educação institucional.
E assim elas começam a perceber que sabem lidar com a realidade que conseguem respostas positivas, e que lhes da segurança para a construção de sua identidade. Os cuidados proporcionam aos bebês, novas referencias sobre seu corpo, suas necessidades e sentimentos e sobre suasexualidade.






Espaço da Parte do Anderson































Há alguns vínculos básicos entre características biológicas das pessoas que definem como do sexo feminino ou masculino. Perceber e ser percebido como homem ou mulher, pertencendo ao grupo de meninas ou meninos, dando interações estabelecidas, principalmente nos primeiros anos de vida ena adolescência.
Antes mesmo da criança nascer, surge a curiosidade de saber o sexo do bebê e a partir daí começa a construir expectativas diferentes ao futuro da criança, conforme a representação que é feita do homem e da mulher na sociedade.
Assim as crianças são submetidas a ter atitudes que são implantadas conforme o meio em que vive isso varia desde a cor da roupa até mesmo os brinquedos aserem oferecidos a ela, favorecendo então o desempenho de papéis atribuídos socialmente.
Após uma fase de curiosidade quanto às diferenças entre os sexos, por volta dos cinco e seis anos, o gênero ocupa o papel central no processo de construção de identidade.
Na estrutura familiar da criança surgem as representações dos papéis de homem e mulher. Mesmo que a criança tenha só a figura materna oupaterna, a sociedade impõe uma estrutura em televisões ,quadrinhos, desenhos...E com isso criam sua própria personalidade.


Aprendizagem

A criança é m ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas, para desenvolver elas precisam aprender uns com os outros, por meio dos vínculos que estabelece, se essa aprendizagem acontece ,elas dependem dos recurso de cada crianças,dentre eles se destacam a imitação,o faz de conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal.

Imitação
A percepção e a compreensão da complementaridade presente nos atos e papéis envolvidos nas interações sociais é um aspecto importante do processo de diferenciação entre o eu e o outro. O exercício da complementaridade está presente, por exemplo, nos jogos de imitaçãotípico das crianças.
Desde muito pequenas, as crianças fazem grande esforço visíveis em produzir gestos e expressões faciais e sons. Na fase dos dois ou três anos é uma forma de comunicação para brinca com outras crianças.
A imitação é resultado da capacidade de a criança observar e aprender com os outros e de seu desejo de se identificar com eles, ser aceita e de diferenciar-se. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do rcn
  • Constantino Vol 2
  • Felter Vol.2
  • Quimica Feltre Vol 2
  • solution guidorizzi vol 2
  • RELATÓRIO RCNEI VOL. 2
  • Russel, vol.2
  • rcnei vol 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!