Resumo: Panico da folha em branci

439 palavras 2 páginas
Resumo:
Pânico da Folha em Branco: para entender e superar o medo de escrever Autora: Ana Maria Machado Netto

A autora neste artigo vem nos trazer uma reflexão sobre as dificuldades que as pessoas tem para escrever. Dificuldade essas que são enfrentadas em todos os níveis de formação até mesmos por aqueles que frequentam ou frequentaram cursos de letras, mostrando assim a fragilidade do ensino de língua portuguesa, que por usa vez ocupa a maior carga horaria no currículo escolar. O que leva a necessidade da mudança de estratégia da forma de ensino para que se possa mudar essa concepção sobre a escrita.
Diante das suas pesquisas a mesma conseguiu constatar que a própria escola constrói um bloqueio nos estudantes em relação a escrita onde os mesmos justificam essas dificuldades com vários argumentos como por exemplo a pouca pratica de leitura ente outros. Os professores que ensinam a escrever não tem o hábito de escrever. Outro ponto que ela destaca é em relação aos erros que são permissíveis nas séries iniciais que se da no ato de escrever, com base em teóricos com intuito de dar prazer na criança no que faz. Mas isso, não tem se verificado. Outro ponto que a mesma destaca é o fato que as crianças estarem rodeados de portadores da escrita e mesmo assim a escola não tem incorporado esses saberes para dar significado a sua pratica. Também mostra algo contraditório quando o professor frustra o aluno a não dar liberdade de escrever.
Em seguinte a autora aponta “três pecados” que devem ser cometidos por quem quer escrever. A primeira delas é saber “escolher” palavras, ou seja, para isso é preciso abdicar de outras. Isso segundo Machado com base na psicanalise vai ajudar o sujeito ou a se frustrar ou aceitar a realidade da vida que impõe escolhas.
A segunda é a necessidade e o medo da “exibição” em que o ser humano tem. Sendo a escrita uma forma de exibir suas ideias que pode trazer inibição a depender da situação, pois não se sabe o retorno que vai haver

Relacionados