Resumo nr 17

Páginas: 4 (959 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
TRABALHO DOS OPERADORES DE CHECKOUT

A Norma Regulamentadora 17 (NR17) que aborda a Ergonomia, o Anexo I foi idealizado com o objetivo de estabelecer parâmetros e diretrizes mínimas para adequaçãodas condições de trabalho dos operadores de checkout, visando à prevenção dos problemas de saúde e segurança relacionados ao trabalho, aplica-se aos empregadores que desenvolvam atividade comercialutilizando sistema de auto-serviço e checkout, como supermercados, hipermercados e comércio atacadista.
O subitem 2, da NR17, expõe que o mobiliário deve ser concebido com regulagens
que permitam aotrabalhador adaptá-lo as suas características antropométricas (altura, peso,
comprimento das pernas etc.). Deve permitir também alternâncias de posturas (sentado, em pé etc.), O recomendável é queo mobiliário permita uma regulagem para atender a, pelo menos, 90% da população em geral.
Manter uma cadeira de trabalho com assento e encosto para apoio lombar, com estofamento de densidadeadequada, ajustáveis à estatura do trabalhador e à natureza tarefa,

Colocar apoio para os pés, independente da cadeira, adotar, em cada posto de trabalho, sistema com esteira eletro-mecânica parafacilitar a movimentação de mercadorias nos checkouts com comprimento de 2,70 metros.
Manter mobiliário sem quinas vivas ou rebarbas, devendo os elementos de fixação (pregos, rebites, parafusos) sermantidos de forma a não causar acidentes.

Em relação ao ambiente físico de trabalho e ao conjunto do posto de trabalho, devem-se manter as condições de iluminação, ruído, conforto térmico, bem como aproteção contra outros fatores de risco químico e físico, o ambiente deve ser protegido correntes de ar, vento ou grandes variações climáticas, quando necessário utilizar superfícies opacas, que evitemreflexos incômodos no campo visual do trabalhador.
Na concepção do posto de trabalho do operador de checkout deve-se prever a possibilidade de fazer adequações ou ajustes localizados, exceto nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo nr-17
  • Resumo nr 17
  • NR-17 resumo anexo
  • Resumo da nr 17
  • Sst nr-17 resumo
  • Resumo NR 17
  • Nr 17 resumo
  • resumo da NR 17

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!