resumo da NR 17

Páginas: 3 (534 palavras) Publicado: 4 de fevereiro de 2015
NORMA REGULARMENTADORA 17 – ERGONOMIA

A ergonomia estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionarum máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. É conhecida como estudo científico da relação entre o homem e seu ambiente de trabalho, preocupando-se com a prevenção de acidentes, doençasrelacionadas ao exercício da profissão e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são osartigos 198 e 199 da CLT.
A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males naárea de saúde física e mental, onde procura traçar os caminhos para a correção.
A NR 17, é o conjunto de normas que regulamenta a utilização de materiais e mobiliário ergonômico, condiçõesambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção no Brasil. A NR 17 foi estabelecida em 23 de novembro de 1990 pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, com base na saúde e bem estardo ser humano, dentro do ambiente de trabalho. Esta possui vários tópicos diferenciados, nos quais a empresa tem de se adaptar, para melhor cuidar de seus funcionários. Aborda diferentes temas, taiscomo: Iluminação, Mobiliário, Ruídos, Condições sanitárias, entre outras.
Esses aspectos estabelecidos na NR 17 foca no bem estar do ser humano, para melhorar a saúde e o desenvolvimento de cadapessoa. A NR 17 varia de acordo com o ambiente de trabalho, abrangendo em aspectos comuns regulamentando desde a iluminação do ambiente, ao apoio do pé, sempre avaliando a necessidade de acordo com afunção exercida e com base na medicina do trabalho. A ergonomia estuda vários aspectos: postura e os movimentos corporais (sentado, em pé, empurrando, puxando e levantando pesos), fatores ambientais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo nr-17
  • Resumo nr 17
  • NR-17 resumo anexo
  • Resumo da nr 17
  • Resumo nr 17
  • Sst nr-17 resumo
  • Resumo NR 17
  • Nr 17 resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!