Sst nr-17 resumo

Páginas: 28 (6820 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA.
CURSO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA TURMA: 13531

BÁRBARA HARIANNA BRITO DE CABRAL
JAILTON CAETANO DA SILVA JUNIOR

RESUMO DA NORMA REGULAMENTADORA NR-17

BOA VISTA – RR
12/2012
Introdução
Neste trabalho faremos um resumo da regra regulamentadora 17, que é uma regra de ergonomia. Essa regra visa estabelecer parâmetros quepermitam a adaptação das condições de trabalho às características físicas e psicológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. O resumo é baseado na própria regra, onde foram retiradas suas partes mais importantes.

Resumo
 
17.1.1. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga demateriais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta NormaRegulamentadora.

17.2. Levantamento, transporte e descarga individual de materiais.

17.2.1.1. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.

17.2.1.2. Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo deforma descontínua, o transporte manual de cargas.

17.2.3. Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salva guardar sua saúde e prevenir acidentes.

17.2.4. Com vistas a limitar ou facilitar o transporte manual de cargas deverãoser usados meios técnicos apropriados.

17.2.6. O transporte e a descarga de materiais feitos por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou qualquer outro aparelho mecânico deverão ser executados deforma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com sua capacidade de força e não comprometa a sua saúde ou a sua segurança.

17.3.2. Para trabalho manualsentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:

a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura doassento;

b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;

c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais.

17.3.2.1. Para trabalho que necessite também da utilização dos pés, além dos requisitos estabelecidos no subitem.

17.3.2. Os pedais e demais comandos para acionamento pelos pés devem terposicionamento e dimensões que possibilitem fácil alcance, bem como ângulos adequados entre as diversas partes do corpo do trabalhador, em função das características e peculiaridades do trabalho a ser executado.

17.3.3. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:

a) altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da funçãoexercida;

b) características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento;

c) borda frontal arredondada;

d) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.

17.3.4. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NR 17 Resumo
  • Resumo nr-17
  • Resumo nr 17
  • NR-17 resumo anexo
  • Resumo da nr 17
  • Resumo nr 17
  • Resumo NR 17
  • Nr 17 resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!