Resumo memórias de um sargento de milicias de manuel antônio de almeida.

Páginas: 3 (517 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2012
Resumo Memórias de um Sargento de Milicias de Manuel Antônio de Almeida.


Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça estão vindo para o Brasil, entre muitas brigas, os dois jovens namoram, e mesesdepois, nasce Leonardinho, que tem a parteira e o barbeiro como seus padrinhos de batismo, barbeiro tem boas condições para criar Leonardinho, porque no passado roubou as economias de um velho capitãoque estava a beira da morte.
Leonardinho vive pouco tempo com seus pais, quando Leonardo descobriu que sua esposa o traiu e fugiu com o capitão do navio, ele abandona Leonardinho e vai viver com umacigana, e Leonardinho fica vivendo com seus padrinhos, o barbeiro e a parteira.
Padrinho sempre protegeu Leonardo, e sonhava que ele fosse padre, mas Leonardinho levava uma vida de pura malandragem, ebrigas, e não aceitava em ser padre, apenas frequentava a igreja para fazer suas travessuras, até que foi expulso pelo padre responsável da igreja.
Um homem aparentemente sério, mas que tambémtinha um caso com a cigana. Em uma das visitas que Leonardinho fazia para Maria, ele conhece sua sobrinha Luisinha, que tempo depois se torna sua mulher.
O pai de Leonardinho, que tinha um caso com acigana, a abandona, para ficar com Chiquinha, a filha a parteira, que depois de algum tempo tem um filho com ela.
Com o azar de Leonardinho, aparece João Manuel, que se torna seu rival, disputando assimo amor de Luisinha, Manuel acaba se saindo melhor e acaba conseguindo casar com ela.
Como se não bastasse, o barbeiro, aquele com que Leonardinho sempre viveu acaba morrendo, e ele é obrigado a irmorar novamente com seu próprio pai, porém, ele tinha muitos desentendimentos com a atual mulher de seu pai, e por esse motivo foi expulso da casa pelo seu pai.
Com todos esses acontecimentos,Leonardinho fica desorientado, sem chão, e certo dia que estava andando pelas ruas, ele avista Vidinha, uma mulata desejada pela maioria dos homens, que tinha seus 18 ou 20 anos. Ela era capaz de fazer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do personagem leonardo do romance “memórias de um sargento de milícias” de manuel antônio de almeida
  • Análise do romance “memórias de um sargento de milícias” de Manuel Antônio de Almeida
  • Resumo
  • Resumo memórias de um sargento de milícias
  • Análise dos romances “Tom Jones” de Henry Fielding e “Memórias de um Sargento de Milícias” de Manuel Antônio de...
  • Resumo memorias de um sargento de milicias
  • Resumo > Memórias de um sargento de milícias
  • Memórias de um sargento de milícias ( resumo)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!