Resumo Introduc a o a Gesta o P2

821 palavras 4 páginas
Resumo Introdução à Gestão P.2
ÉTICA

O ambiente externo tem dois grandes ciclos: o ambiente geral e específico. É em função deles que a organização vai direcionar suas ações.

No ambiente de ação direta, os diferentes stakeholders são os mastros da organização. No ambiente de ação tem dois mastros centrais: indireto (afeta todos os setores) e direto (afeta seu setor específico).

ÉTICA
Ética é o código de princípios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo quanto ao que é certo ou errado.

AÇÃO HUMANA
A ação humana perpassa pelos seguintes domínios:

PADRÕES ÉTICOS
Os padrões éticos não são codificados e mudam conforme o relativismo cultural.
DECISÕES ÉTICAS

Estágios de desenvolvimento moral de Kohlberg:
No nível pré-convencional de desenvolvimento moral as pessoas tomam suas decisões em razões egoístas. No estágio 1, sua principal preocupação será evitar problemas para si próprio. No estágio 2, a preocupação central é realizar ações que supram carências e necessidades próprias. No nível convencional, as atitudes seguem as expectativas da sociedade. No estágio 3, faz o que os outros bons rapazes e moças estão fazendo. No 4, é procurada uma orientação externa, a lei. No nível pós-convencional, as pessoas usam princípios éticos internalizados para solucionar dilemas éticos. No estágio 5, de contrato social, suas ações visaram manter o “bem estar social”. No 6, do princípio universal, suas ações vão depender dos princípios sobre o certo e errado próprio.

Princípios da tomada de decisão:
De acordo com o princípio do interesse próprio a longo prazo, a pessoa nunca deve realizar uma ação que não atenda ao interesse próprio a longo prazo dela ou da organização. O princípio da virtude pessoal determina que a pessoa nunca deve fazer algo que não seja honesto, transparente e verdadeiro e que ela não gostaria de ver sendo noticiado na TV. O princípio das injunções religiosas afirma que uma pessoa nunca deve realizar uma ação que

Relacionados

  • A QUALIDADE DOS DADOS NO APOIO À TOMADA DE DECISÃO EM AMBIENTES COMPLEXOS - DATA WAREHOUSING E BUSINESS INTELLIGENCE
    40531 palavras | 163 páginas
  • Noção de Estatística
    33111 palavras | 133 páginas
  • Bioestatística
    32128 palavras | 129 páginas