T cnicas do Psicodrama

1341 palavras 6 páginas
Técnicas do Psicodrama

Durante a acção terapêutica o director utiliza determinadas técnicas de forma a favorecer a meta comunicação, a empatia e os sentimentos. Existe um grande número de técnicas, conquanto, irei realçar as principais, jamais por desvalorizar as outras mas pela natureza do trabalho.

Inversão de papéis
Como o próprio nome indica o processo desta técnica é a troca de papéis. Quando na dramatização o protagonista interage com o ego auxiliar e o director enuncia a palavra troca o protagonista toma o papel do seu interlocutor.
Julgo que esta técnica é mais complexa do que parece. Já vivenciei esta técnica e, efectivamente, o que esta técnica permite é aceder às representações que possuo acerca do outro e quando tomo o lugar do outro sou unicamente a projecção das minhas representações. Todavia não deixa de ser interessante porque nos permite ganhar a consciência que de pouco ou quase nada sabemos acerca do outro e que de facto é necessário fazer um constante esforço para o compreendermos. “Antes de tudo é preciso salientar que a inversão ou a troca de papéis só ocorre quando as pessoas envolvidas estão de facto presentes. Quando o protagonista «troca» de papel, desempenhando o papel de alguém a quem está se referindo, real ou imaginário, o que se está usando é uma variação da técnica de apresentação de papéis, em que ele toma o papel do outro, expressando o modo pelo qual o vê.” (Monteiro, 1998, p. 21)
Tendo isto penso que a inversão de papeis como alguns lhe chamam, ao contrário do que este último autor designa, permite-nos perceber que a descentralização do nosso “eu” e a compreensão empática é um processo difícil e é vivenciando esta técnica que entendemos que “os versos” da vida têm valores tão subjectivos como o bem e o mal.

Solilóquio
O solilóquio acontece quando o director durante a acção “congela a cena e pede ao protagonista que «pense alto» ou «diga em voz alta o que está a sentir» ”. (Veiga, 2009, p. 143)
Parece ser normativo no ser

Relacionados

  • Atelier de Contos Infantis
    2415 palavras | 10 páginas
  • Arquitetura de games
    68710 palavras | 275 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Apostila Gest O Integrada De Pessoas
    103695 palavras | 415 páginas