O Est Gio Constitui Um Importante Aspecto Da Forma O Dos Licenciandos

806 palavras 4 páginas
O estágio constitui um importante aspecto da formação dos licenciandos, pois por meio dele o acadêmico pode observar o desenvolvimento da prática docente, principalmente em escolas ou colégios da rede pública.
Na maioria dos cursos de licenciatura do país adota-se, como primeiro passo do estágio, o estágio observatório, em que o estagiário não exerce a regência, mas sim atua como observador e investigador. Durante o processo de observação, o acadêmico visualiza e vivencia de forma muito próxima os conteúdos teóricos, as habilidades necessárias para práticas pertinentes à profissão e se insere na realidade social, política e econômica da educação no país, o que é indispensável para a construção do conhecimento.
Para que tal estágio observatório supervisionado atinja os objetivos propostos, o acadêmico deve estar ciente das tarefas pelas quais está responsável. Para melhor orientar a observação e o registro das atividades desenvolvidas, o professor-supervisor normalmente requer que o estagiário elabore um relatório de observação das atividades desenvolvidas no local de estágio (escola e/ou colégio).
A forma com que esse relatório deve ser feito varia de instituição de ensino, de curso e de professor. Porém, propomos aqui um modelo, com algumas sugestões aceitas por muitos cursos de licenciatura e que agrupa de forma bem focalizada a atenção do observador. Lembrando também que o estagiário pode fazer alterações nesse modelo segundo sua necessidade específica, pois podem surgir algumas questões não previstas, que são parte intrínseca da prática docente.
1. Introdução: deve falar sobre a prática docente, a formação de professores e a importância do estágio, de modo a focar na especificidade do curso. Por exemplo, se o estagiário estiver fazendo um curso de Química, é aconselhável que se fale na introdução do relatório sobre o Ensino de Ciências.
2. Identificação do Instituto*:
2.2. Nome da escola onde foi realizada a prática;
2.3. Relatar seu endereço físico;
2.4.

Relacionados

  • Mulheres Matemáticas
    31369 palavras | 126 páginas
  • livro de analitica
    56104 palavras | 225 páginas
  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas