RESUMO Gestão de Conflitos Transformando Conflitos Organizacionais em Oportunidades1

361 palavras 2 páginas
RESUMO
FRIEDRICH, Taíse Lemos; WEBER, Mara A. Lissarassa. Gestão de Conflitos: Transformando Conflitos Organizacionais em Oportunidades. Artigo. Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul – CRA-RS, 2014.

Aluna: Ana Maria Kordel

O presente artigo aborda o tema gestão de conflitos nas organizações como oportunidades de crescimento e mudanças, desde que as situações de sejam bem administradas. Para iniciar a discusão, os autores trouxeram conceitos sobre conflito, considerando-o como um choque de coisas ou ideias, embate de pessoas com existência de opiniões diferentes e situações divergentes. Podendo o conflito ocorrer nos relacionamentos entre pessoas, grupos ou organizações, sendo que ele é inevitável e necessários para haver mudanças desde que não causem prejuízos a empresas e pessoas.
Os conflitos podem ser classificados de duas formas, a primeira, segundo Berg (2012) em três tipos: pessoais – consigo mesmo; interpessoais – entre indivíduos; e organizacionais. E a segunda em dois tipos, sem eles externa e interna. Considerando conflito interno é mais complexo pois os envolvidos estão em busca de um objetivo em comum. Já o conflito externo envolvem pessoas, organizações ou entidades que podem ser concorrentes, fornecedores, governo.
Alguns dos fatores causadores de conflitos são: as mudanças, recursos limitados, choque entre metas e objetivos, ambiguidade de papel – expectativas confusas; objetivos concorrentes – tarefas divergentes; recursos compartilhados, interdependência de atividades. E também pode ser dividido entre conflitos de origem do comportamento humano que vem de cada individuo; origem estrutural - referente a normas, politicas e procedimentos; origem externa – que vem de fora, mas fazem parte dos negócios.
Os administradores devem estar atentos nos fatos geradores dos conflitos para não tomar decisões precipitadas. Para isso, os autores trazem abordagens e métodos que podem ajudar na administração de conflitos, sendo eles: Abordagem

Relacionados