resumo geografia

Páginas: 9 (2128 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
REVISÃO
Ser capaz de identificar e analisar os elementos responsáveis pela mudança na concepção e ensino da Geografia ao longo do tempo.
Através dos meios de comunicação e transporte, o espaço conhecido da Terra foi sendo ampliado. Inicialmente, os gregos conheciam uma área muito pequena do mundo. No século XV, a invenção da bússola, dos instrumentos de navegação, das caravelas marcou o períododas navegações e descobertas de outras partes do mundo (a América foi descoberta, a África foi circundada e a Ásia foi ocupada). Atualmente, todas as regiões do planeta já são conhecidas, graças às viagens feitas por cientistas – seja por terra, por mar ou pelo ar – além de utilizarem radares, satélites e sensoriamento remoto que fotografam todo o planeta. Ainda através dos meios de comunicação –o rádio, a televisão e a internet –, que conseguem divulgar as informações de forma simultâneo em toda a Terra, essa ampliação do conhecimento permitiu uma nova visão e representação do mundo.
Na Geografia, a concepção de mundo dos cientistas decorre do posicionamento social e/ou engajamento político. Assim, as várias formas de análise histórica, a concepção de classes sociais e a visão ideológicalevaram às várias correntes do movimento de renovação da Geografia.
Essa ciência geográfica surgida no século XIX renovou-se no século XX. Essa é a Geografia, fruto das condições históricas atuais. Não se preocupe em defini-la. Procure somente entender.

A importância em saber LER o espaço Geográfico que se quer compreender, para além da observação de uma simples paisagem.
O espaço não é algoestático, fixo, morto, mas sim algo dinâmico, que interage com a sociedade. Isso supera a visão comum do que é espaço, que passa a ser visto como uma categoria de análise da Geografia. O espaço acumula tempo, ou seja, ele vai acumulando as marcas de períodos históricos que, com o tempo, vão sendo incorporadas às novas paisagens, às novas dinâmicas que lhes são conferidas. Segundo Milton Santos, oespaço é um conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações.

Entender as teorias, pensamentos e correntes que contribuíram para a sistematização e evolução da Geografia enquanto ciência.
Humboldt e Ritter são considerados fundadores da Geografi a. O processo de sistematização do saber geográfi co conferiu à Geografi a uma “cidadania acadêmica”.
Ainda dois autores considerados os paisda Geografi a – Ratzel e La Blache, tiveram uma grande infl uência sobre a Geografi a a partir de suas correntes, a Geografia determinista e a Geografi a possibilista. A análise da Geografi a Tradicional foi marcada pela relação entre homem e meio, a a-historicidade desse homem, já que não eram levados em conta fatores como a história, a estrutura social ou a economia. O Homem, na Geografi aTradicional, é apenas mais um componente do espaço. Na realidade, o espaço – que irá ganhar importância fundamental como objeto da Geografi a – é um grande palco a partir de onde o homem atua. Um palco influente, digamos. Mas o homem não se relaciona com esse “palco”, de modo a transformá-lo e a ser transformado por ele.

Pensar no mito da Neutralidade Científica como uma necessidade de constantereflexão no entendimento, no ensino e até mesmo na escolha do material didático e sugestões de material a ser apresentado para os alunos.
Não podemos admitir que o conhecimento objetivo possa constituir a única fi nalidade, o único valor. Porque, não sendo capaz de fundar uma ética, torna-se incapaz de constituir o valor supremo do homem. Os valores não podem surgir de um saber sobre o homem, mas deum querer do homem, ser inacabado e sempre aberto às possibilidades futuras.”

Saber apresentar com clareza as principais ideias da Geografia crítica.
A proposta da Geografia Crítica é considerar a historicidade dos fenômenos e processos sociais, e daí a consideração de que esses elementos, ao mesmo tempo em que podem ser solidários – no sentido da complementaridade, podem ser contraditórios,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de Geografia
  • Resumo Geografia
  • Resumo de geografia
  • resumos geografia
  • Resumo de Geografia
  • Geografia resumo
  • Resumo de Geografia
  • RESUMO GEOGRAFIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!