RESUMO FEDERALISTAS

Páginas: 5 (1089 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
A obra Os Federalistas é uma somatória de artigos, publicados no “Independent Journal”, de New York, e em outros jornais dos Estados Unidos, que, alguns anos depois da confirmação pelos estados confederados, foram publicados e republicados em forma de livro. Contém 85 artigos. Os artigos foram escritos por Hamilton, Madison e Jay.

O principal articulista é Alexander Hamilton, que escreve maisda metade dos artigos. Entretanto, a contribuição mais importante dos textos vem a ser de James Madison, que escreve um pouco mais de 20 artigos, entre eles os famosos artigos 10 – separação dos poderes – e artigos 51 – necessidade de um governo central forte. O último federalista, John Jay, escreve apenas 5 artigos, versando principalmente do posicionamento frente às relações internacionais que afederação porventura teria que adotar.

Muitos assuntos são apontados na obra, quais sejam:

"Proponho-me discutir, numa série de artigos, os interessantes tópicos que se seguem (MADISON, HAMILTON, JAY). A utilidade da União para vossa prosperidade política; A insuficiência da atual Confederação para preservar essa União; A necessidade, para a consecução dessa meta, de um governo pelo menostão vigoroso quanto o proposto; A conformidade da Constituição proposta com os verdadeiros princípios do governo republicano; Sua analogia com vossa Constituição estadual; A segurança adicional que sua adoção proporcionará à preservação dessa espécie de governo, à liberdade e à propriedade".

Há de se observar que os Federalistas são traduzidos nessa verdadeira "carta de intenções" dos autores.Nestes artigos estão os três pontos principais: federalismo, separação de poderes e república.

Grande parte da novidade que se encontra nos textos dos Artigos é relacionada aos conceitos. Os mais importantes são os conceitos de Constituição, o de República e o de Federação.

São nos Artigos que, pela primeira vez, há a formulação de uma teoria que se baseia no conceito moderno deConstituição, como documento formal que explicita tanto o passado de uma nação quanto direciona o seu futuro com base em seus valores maiores. Abandona-se, a partir de então, a visão Antiga de Constituição, uma visão que consiste apenas em descrever o modo de ser de um povo. Não faria sentido, tendo o conceito Antigo de Constituição, falar em aprovação de uma. A Constituição como um consenso de valores é umainvenção revolucionária

norte-americana, tendo sua primeira teoria explícita nos Artigos Federalistas.

Já em relação ao conceito de República o que ocorre é uma explícita contraposição do conceito norte-americano agora tecido com o conceito que fora tomado durante toda a teoria política moderna até então. A República tinha como modelos as repúblicas italianas da época de Maquiavel, pequenascidades-Estado com governo e soberania próprios. Essa é a visão também de Montesquieu, autor lido pelos autores dos Artigos e, por várias vezes, contrariado para que sua teoria se encaixe na realidade americana. O conceito de República dos norte-americanos é em suas próprias palavras:

“Os dois grandes pontos de diferença entre uma democracia e uma república são: primeiro, a delegação do governo,nesta última, a um pequeno número de cidadãos eleitos pelos demais; segundo, o maior número de cidadãos e a maior extensão do país que a última pode abranger” (MADISON)

Houve alteração de uma forma significativa sobre o que antes se entendia por República. Romperam a barreira do espaço territorial, que anteriormente era vedada a cidades-Estado e a estendeu por grandes países. Foi criada umamaior restrição da forma de governo. Se anteriormente era possível ver pequenos “principados” serem chamados de repúblicas por haver um ou outro aspecto de representação do povo, os norte-americanos deixam bem claro que apenas é república aquele Estado no qual há um pequeno número de cidadãos eleitos para representar um grande número de cidadãos, formalizando aí o governo representativo.

Há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Federalista Resumo
  • Resumo de Os Federalistas
  • RESUMO BIOGRÁFICO MONTESQUIEU, ROUSSEAU E FEDERALISTAS
  • Resumo Do Espírito das Leis e Os Artigos Federalistas
  • Resumo
  • Os federalistas
  • O federalista
  • os federalistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!