Resumo de Os Federalistas

Páginas: 6 (1340 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014




CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
RELAÇÕES INTERNACIONAIS




INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA




Hígor Gasparetto
Yuri Lenz







Santa Maria, 22 de julho de 2013
Identificamos na nossa sociedade atual, tanto na composição política quanto na estrutura social as influências, ainda que indiretas, do pensamento dos teóricos políticos modernos que mais se destacaramno âmbito mundial, com suas teorias muito bem estruturadas e que explicam e ilustram os modelos políticos ate hoje em todos os países. São eles: o trio que escreveu a obra intitulada O Federalista (Madison, Hamilton e Jay), Alexis de Tocqueville e Stuart Mill.
As obras desses autores têm grandes influencias na política atual, pois foram a base das mudanças e nortearam as mesmas, transformando apolítica. Essas idéias tiveram inicio no século XIX, onde o pensamento revolucionário havia estourado na França de Tocqueville, o que fez com que o antigo regime absolutista fosse abolido.
A obra O Federalista foi uma serie de artigos escrita por três membros do governo norte americano logo após a independência que propunha a reforma da constituição estadunidense e a transformação da antigaConfederação para uma Federação. Esta obra foi escrita em partes para ser melhor assimilada pelo povo, sendo publicada no jornal de Nova Iorque. A proposta de alteração para a Federação vinha de uma vontade dos autores de melhorar o sistema político e de algum modo frear os estados americanos. Com essa mudança os estados praticamente soberanos passariam a ter um governo central, forte e bemestruturado, que comandaria todo o país e trataria das relações internacionais, bem como das relações diretas com os cidadãos. A natureza humana era apresentada pelos Federalistas como uma natureza ruim e má, necessitando, por isso, de um governo regulador das ações dos cidadãos.
Outra ação muito importante dos Federalistas, e que até hoje é a base de governo de muitos países, é a divisão de Poderes,baseada nas idéias de Montesquieu. Consiste na divisão de poderes proposta pelos Federalistas, uma divisão de competências e não de hierarquias. O presidente agora tem poderes de vetar leis propostas pelo legislativo e o judiciário deixa de ser um “poder neutro” e passa a ser considerado o “Guardião da Constituição” podendo interferir nas ações do legislativo quando essas não forem corretas. Seguindoassim a idéia proposta por Montesquieu onde um poder “vigia” o outro.
Vemos hoje como é forte esse modo de governo. O Brasil é um exemplo disto pois sendo uma Republica Federativa os estados tem soberania, mas são subordinados a um poder central, composto pelo executivo, legislativo e judiciário, assim como a maioria dos países atualmente. São os reflexos das teorias propostas pelos Federalistas,que compuseram a base não só do governo estadunidense mas também de muitos governos no mundo todo.

Em meio a essa mudança americana promovida pelos Federalistas, Alexis de Tocqueville, um jovem francês, foi para os Estados Unidos estudar e pouco depois fez uma perfeita analise da política norte-americana. Tocqueville por ser um francês e ter conhecimento dos acontecimentos em seu país, sabiaque os modelos absolutos e hierárquicos vinham decaindo ao longo do tempo. Foi então que enquanto trabalhava nos Estados Unidos, pode analisar a sociedade, como ele mesmo descreveu, onde a democracia havia sido implantada e funcionava muito bem e a igualdade era presente.
Tocqueville ainda se surpreendeu com o número de associações que os americanos criavam. Segundo ele, haviam associações de tudoque era tipo e para todos os fins, desde associações civis de empresas até as políticas. Ele se impressionou com a funcionalidade das mesmas, uma vez que elas eram muito eficientes para com seus objetivos. Ele ressalta que essas associações tornaram-se praticamente inerentes à democracia. São necessárias nesse tipo de governo, pois ele diz que são elas que trazem a igualdade democrática e devem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Federalista Resumo
  • RESUMO FEDERALISTAS
  • RESUMO BIOGRÁFICO MONTESQUIEU, ROUSSEAU E FEDERALISTAS
  • Resumo Do Espírito das Leis e Os Artigos Federalistas
  • Resumo
  • Os federalistas
  • O federalista
  • os federalistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!