Resumo Economia Brasileira O Per Odo Militar Imp S Ao Brasil Muitos Retrocessos Sociais E Pol Ticos Como A Cassa O De Partidos Pol Tico

1001 palavras 5 páginas
O período militar impôs ao Brasil muitos retrocessos sociais e políticos como a cassação de partidos político, fechamento do congresso nacional, tortura. Além disso neste período ocorreu uma elevada concentração de renda.
Saes e Toneto Junior (1997), dividiam os governos militares em quadro períodos:
Primeiro 1964/1967: Período de estagnação econômica, medidas recessivas, reformas institucionais.
Segundo 1968/1973: Milagre econômico.
Terceiro 1974/1979: Instabilidade da econômica internacional, criação do II Plano Nacional de desenvolvimento econômico.
Quarto 1980/1984: redução do investimento estatal, recessão, inflação, cenário internacional desfavorável devido ao segundo choque do petróleo.
Inicialmente o governo militar introduziu o Plano de ação econômica governamental que buscava a correção da inflação e o estabelecimento de regras cambiais, salariais e tributárias. Após os ajustes, de 1968 até 1973 a economia brasileira teve um grande crescimento numa fase que é conhecida como o “Milagre Econômico”. A partir de 1974 a economia nacional entra em declínio, então governo formulou o II Plano Nacional de Desenvolvimento, tendo na mira as indústrias de bens de capital e infraestrutura. O projeto Itaipu, a ferrovia do aço e o Programa Nacional do Álcool fizeram parte desse plano. A recessão perdurou na década de 1980, esse período é chamado de década perdida. Neste cenário surgiu o movimento das diretas já, o congresso nacional rejeitou as diretas e as eleições foram realizadas por um colégio eleitoral. Tancredo Neves foi eleito presidente e José Sarney vice, com a morte de Tancredo, Sarney tomou posse como Presidente da República.
Com a abertura democrática, a economia precisava ser reaquecida, no entanto a inflação era cada vez maior, dessa forma os governos passaram a trabalhar contra a inflação. Foram criados vários planos econômicos (Cruzado, Cruzado II, Bresser, Verão), todos com o objetivo de controlar a inflação, nenhum deles atingiu plenamente seus

Relacionados