RESUMO DO REALISMO AO PRE MODERNISMO RECUPERACAO DAYANE

1161 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS

RESUMO DO REALISMO AO PRÉ-MODERNISMO (RECUPERAÇÃO)

Bacabal
2014

DAYANE DA COSTA SILVA 0117E122

RESUMO DO REALISMO AO PRÉ-MODERNISMO (RECUPERAÇÃO)

Resumo apresentado ao curso de Letras do CESB_UEMA como requisito de recuperação da disciplina Literatura Brasileira – o Realismo ao Pré-Modernismo.

Orientador: Profº. Valderi Ximenes

Bacabal
2014
O REALISMO

Realismo é a denominação genérica da reação aos ideais românticos que caracterizou a segunda metade do século XIX. De fato, as profundas transformações vividas pela sociedade europeia levaram a uma mudança de postura diante d realidade: a Europa vive a segunda fase da Revolução Industrial, ao mesmo tempo em que conhece o desenvolvimento do pensamento científico e as doutrinas filosóficas e sociais; durante a segunda metade do século XIX, difundem-se o pensamento dialético de Hegel (tese, antítese e síntese), o positivismo de Augusto Comte, o socialismo científico de Marx e Engels, o evolucionismo de Darwin. Não havia mais espaço para as exageradas idealizações românticas.
Acompanhando as transformações econômicas, políticas e sociais por que passa a Europa, o Brasil, embora com profundas diferenças materiais, também sofre mudanças radicais nesses setores no período compreendido entre 1850 e 1900.
As características do Realismo estão ligadas ao momento histórico em que se refere, reflete dessa forma a postura do positivismo, do socialismo e do evolucionismo. O objetivismo aparece como negação do subjetivismo romântico e nos mostra que o homem voltado para aquilo que está diante dele, o não-eu; o Realismo só se preocupa, com o contemporâneo. Os autores dessa época são antimonárquicos, negam a burguesia e são também anticlericais. A produção literária tem como principais autores Antero de Quental e Eça de Queirós.

O PARNASIANISMO

Relacionados

  • Processo de pintura
    36640 palavras | 147 páginas

Outros Trabalhos Populares