Aula3HS

909 palavras 4 páginas
Aula 3 [Download das aulas: http://profpassos.zip.net/ ]

Texto: O desenvolvimento do conceito de cultura. LARAIA, Roque de Barros. Cultura - Um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 2005. Pp. 31-37.

I. Atividade dirigida (Treino para questão dissertativa) – Responda às perguntas com um texto dissertativo, mínimo de 5 linhas.

A água é um fenômeno natural: formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. É estudada de forma sistemática pela Química.

a) Sendo a cultura um fenômeno natural, ela pode ser estudada de forma sistemática, como se estuda a Química ou a física? Justifique.
b) É possível estabelecer leis sobre o processo cultural? Justifique. http://piuraconagua123.blogspot.com/2006/08/primera-investigacion.html 1. Tylor formulou a primeira definição de cultura (1871): Cultura é todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelos homens como membro de uma sociedade. Buscou apoio nas ciências naturais. (Gomes, p. 35).

Observe que na definição a palavra crenças está destacada. Na tira da Mafalda eles discutem sobre crenças.

http://www.snpcultura.org/pai_da_mafalda_fez_80_anos.html

2. Tylor procurou, além disto, demonstrar que cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.

3. Analisem o conceito do Box (atentem para as palavras em negrito):

c) Observem a diversidade cultural da figura.
4. A diversidade cultural é explicada por Tylor como resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução. Assim, uma das tarefas da antropologia seria estabelecer uma escala de civilização.
5. A antropologia

Relacionados