Aula3HPF

1346 palavras 6 páginas
Aula 3 [Download das aulas: http://profpassos.zip.net/ ]

O legado da Filosofia grega para o ocidente. Texto: CHAUÍ, M. Filosofia, pp. 21 a 23.

I. Atividade dirigida (Treino para questão dissertativa) – Responda às perguntas com um texto dissertativo, mínimo de 5 linhas.

http://quarksegluoes.blogspot.com.br/2008/10/calvin-e-os-buracos-negros.html - IMAGEM EDITADA.
Um dos legados gregos é a idéia de que os acontecimentos naturais e humanos são necessários, porque obedecem a leis naturais ou da natureza humana, mas tam­bém podem ser contingentes ou acidentais, quando dependem das escolhas e deliberações dos homens, em condições determinadas.
a) Qual fala do Calvin exemplifica o necessário?
b) Qual mostra o contingente ou acidental?
c) A queda de algo é natural e necessária pela lei da gravidade e a da jarra de limonada? Justifique.

1. Por causa da colonização europeia das Amé­ricas, nós também fazemos parte — ainda que de modo inferiorizado e colonizado — do Oci­dente europeu e assim também somos herdei­ros do legado que a Filosofia grega deixou para o pensamento ocidental europeu. São alguns deles:
2. A idéia de que a Natureza opera obedecen­do a leis e princípios necessários e univer­sais, isto é, os mesmos em toda a parte e em todos os tempos. Assim, por exemplo, graças aos gregos, no século XVII da nossa era, o filósofo inglês, Isaac Newton, estabeleceu a lei da gravitação universal de todos os cor­pos da Natureza.
3. A idéia de que as leis necessárias e univer­sais da Natureza podem ser plenamente co­nhecidas pelo nosso pensamento, isto é, não são conhecimentos misteriosos e secretos, que precisariam ser revelados por divinda­des, mas são conhecimentos que o pensa­mento humano, por sua própria força e ca­pacidade, pode alcançar.
4. A idéia de que nosso pensamento também opera obedecendo a leis, regras e normas uni­versais e necessárias, segundo as

Relacionados