Resumo do livro O príncipe, Nicolló Maquiavelli

6307 palavras 26 páginas
Resumo do livro “O príncipe” de Maquiavel Existia uma antiga frase popular que dizia: Se quiser dar a um homem poder dei-lhe então conhecimento. Ao escrever sua mais famigerada obra: O príncipe Nicolló Maquiavelli aparentemente já tinha o conhecimento prévio da mesma, pois ofereceu sua experiência como seu bem mais precioso.
Capítulo 1 Esta experiência tem inicio quando o autor relata a existência de dois tipos de governo; um regido por um sistema republicano e outro por príncipes, tendo como elo a existência de um povo, responsável por assumir diferentes posicionamentos de acordo com o tipo de governo que estão submetidos.
Capitulo 2
Os principados hereditários, onde o povo assume um caráter conformista sem manifestar nenhum tipo de posicionamento contrário ao sistema de governo vigente - tendo em vista que é este é o principal responsável por garantir a perpetuação dos costumes daquela população-, por isto a capacidade de se manter um principado deste tipo é mais fácil do que se fossem necessárias mudanças radicais no modo de viver de toda a população.
Capitulo 3
Mas tarde o autor se detém em outra forma de governo denominado misto, onde novos governantes podem assumir o papel de liderança dentro de um governo de característica hereditária, neste caso, a população deixa aflorar o seu instinto libertário e tenta promover as modificação que ao ser ver são cabíveis para a melhoria em sua qualidade de vida, o que proporciona ao governante o vivenciar de um verdadeiro dilema ,onde de um lado se vê obrigado a satisfazer as exigências da população como forma de garantir a estabilidade de seu governo, e do outro vê-se obrigado a agir com indiferença frente a estas exigências como forma de garantir as regalias daqueles responsáveis por pô-lo no presente cargo. Outra forma de governo abordada pelo autor como forma de garantir a quase que total satisfação da população é a criação de colônias, onde a única insatisfação proporcionada a população é o confisco de

Relacionados

  • ADMINISTRATIVO
    619 palavras | 3 páginas