Resumo do filme Hotel Rhuanda

382 palavras 2 páginas
O filme “Hotel Ruanda” retrata a história vivida por Paul Rusesabagina na época do genocídio de Ruanda, país africano marcado por conflitos entre tutsis e hutus, dois grupos étnicos. Paul era gerente do Hotel des Milles Collines, e foi responsável por salvar a vida de mais de 1200 pessoas durante o período dos conflitos.

Durante o filme, tutsis e hutus entram em conflito político e acabam por criar um genocídio; no decorrer da trama, a ONU (Organização das Nações Unidas) tenta ajudar na segurança dos hóspedes do Milles Collines, mas devido a força maior vinda de chefes estatais, é declarada a saída da ONU do país e do hotel.

Paul mostra braveza e coragem ao lutar pela segurança de seu povo e hospedá-los, mesmo que com alguns empecilhos, no hotel em que é gerente. Após todo o conflito, Paul, sua família e alguns hóspedes conseguem retornar as suas casas e sair da zona de perigo criada em Ruanda.

Os reflexos do genocídio duram até hoje. Na sexta-feira 17 de março, a Justiça francesa condenou o ex-capitão ruandês Pascal Simbikangwa a 25 anos de prisão por genocídio e crimes contra a humanidade, em uma decisão histórica nas vésperas do 20º aniversário do massacre de 1994.

Até hoje se discute a possibilidade de um novo genocídio em Ruanda e, até hoje, o filme é discutido em aulas de Direitos Humanos e Sociais, por mostrar uma séria violação dos Direitos Humanos.

Dados do filme

Título original: Hotel Rwanda

Direção: Terry George

Elenco: Don Cheadle, Nick Nolte, Joaquin Phoenix, Desmond Dube e Sophie Okonedo

Ano de lançamento: 2004

Sinopse oficial: “Em Ruanda, no ano de 1994, um conflito político levou à morte quase um milhão de ruandenses, em apenas cem dias. O mundo fechou os olhos para Ruanda. Mas um homem abriu seus braços e coração e fez a diferença. Paul Rusesabagina era gerente de um sofisticado hotel na capital de Ruanda, quando o conflito começou. Munido apenas de sua coragem, ele abrigou no hotel mais de 1200 adultos e crianças.

Relacionados