Comite Tecnico

Páginas: 19 (4696 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
este artigo, você vai ler sobre o ciclo contábil, isto é, o processo que envolve a obtenção dos atos e fatos que afetam o patrimônio da entidade, seu reconhecimento (que envolve decisões quanto à necessidade de se reconhecer; caso deva ser reconhecido, o momento adequado - quando? -, sua classificação - onde? - e seu valor - quanto?), a acumulação dos registros, a sumarização e a evidenciação dasdemonstrações contábeis. Nesse sentido, serão apresentadas as principais Demonstrações Contábeis, suas estruturas, seus principais conceitos e a inter-relação delas.


Ciclo Contábil

Os empresários apresentam grande preocupação com a saúde financeira de seu investimento, isto é, o retorno do capital comparado com o risco, bem como sua valorização, o lucro apurado e a distribuição ou não dedividendos.

Uma das várias medidas de desempenho é representada pelo lucro líquido referente a determinado período. Tal lucro é apurado pela Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). O lucro ou prejuízo é obtido pela subtração de todas as despesas das receitas alcançadas. Deste modo, poderá ser avaliado se determinada despesa está sendo incorrida de modo desproporcional, podendo-se avaliaros motivos de tal fato, para que as possíveis soluções sejam mais prontamente identificadas.

Outra medida se refere ao patrimônio do proprietário (diferença entre o total dos ativos e o total dos passivos). O Balanço Patrimonial (BP) relaciona e quantifica cada conta do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido no último dia do período. Através desta relação, o proprietário sabe o que ele possui(ex.: caixa, estoque, equipamentos), o que deve (contas a pagar, empréstimos) e quanto possui de patrimônio, líquido de dívidas, no final do período. Este consiste no capital empreendido no negócio mais os lucros menos os prejuízos.

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), por outro lado, explica as mudanças ocorridas no Patrimônio Líquido da empresa, isto é, se os lucros sãoreinvestidos ou distribuídos aos acionistas, além das reservas existentes e a integralização de capital.

A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) evidencia as fontes de recursos de longo prazo obtidas e sua utilização, indicando a variação do capital circulante líquido (capital de giro).

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) evidencia a variação do caixa, indispensável para opagamento das obrigações no prazo previsto, assim como para o bom funcionamento da empresa.

A geração de riqueza pela entidade e sua distribuição entre os componentes da sociedade são evidenciadas na Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

As Notas Explicativas (NE) apresentam as práticas contábeis adotadas pela entidade.

O Ciclo Contábil consiste na seqüência dos procedimentos contábeisutilizados para identificar, classificar, mensurar, registrar, acumular, sumarizar e evidenciar a informação contábil. Representa o processo executado nas empresas para elaborar as Demonstrações Contábeis, a partir das transações econômicas realizadas. O termo ciclo indica que tais procedimentos devem ser repetidos continuamente para possibilitar que se preparem Demonstrações Contábeisatualizadas, em intervalos razoáveis.


As cinco fases do ciclo contábil:

1. Captação

Captação dos atos e fatos que afetam o patrimônio da entidade, isto é, das transações realizadas por ela e dos demais eventos que afetam seu patrimônio, independentemente da ação da entidade, como a inadimplência de seus devedores, a inflação etc.

A captação envolve a análise de documentos (contratos, notasfiscais, recibos, laudos etc.), bem como de eventos macroeconômicos que afetam a entidade.

2. Reconhecimento

O reconhecimento de tais atos e fatos implica em diversas decisões; a primeira delas diz respeito ao reconhecimento, ou não, dos mesmos. Resolvido isso e decidindo-se por reconhecer, surgem as outras questões:

a) Quando? Qual o momento adequado para se reconhecer a transação e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conmetro e seus Comitês Técnicos
  • Comitê de pronunciamentos contábeis
  • COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 23
  • Comitê de pronunciamento contábeis pronunciamento técnico cpc 30
  • Comitê de pronunciamentos contábeis pronunciamento técnico cpc 04 (r1)
  • Comites
  • Comitê
  • COMITE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!