RESUMO DIREITOS HUMANOS TEXTO 2

Páginas: 22 (5325 palavras) Publicado: 18 de março de 2015
ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE – ESMAC
BACHARELADO EM DIREITO



ANTONIO KLEDSON
HÉLIO NETO
LAZILDA REIS
LEIDIANE HENEIMANN
VANESSA DIAS




DIREITOS HUMANOS:
RESUMO DA OBRA SOCIEDADE E ESTADO NA FILOSOFIA POLÍTICA MODERNA













Ananindeua/Pará
2014
ANTONIO KLEDSON
HÉLIO NETO
LAZILDA REIS
LEIDIANE HENEIMANN
VANESSA DIAS





DIREITOS HUMANOS:
RESUMO DA OBRA SOCIEDADE E ESTADO NA FILOSOFIAPOLÍTICA MODERNA



Trabalho apresentado à disciplina Direito Humanos, curso de Bacharelado em Direito da Escola Superior Madre Celeste - ESMAC, turma DIR8N2 (noturno) para composição de nota do 1º NPC.
Orientador(a): Ms. Thales M. Ravena Cañete












Ananindeua/Pará
2014


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apreender conhecimentos que versam sobre O modelo jusnaturalista naabordagem de Norberto Bobbio, em “Sociedade e Estado na filosofia moderna”. Baseado em princípios morais que são imutáveis e consagrados. A obra analisada para este trabalho se apresenta na seguinte estrutura: é a primeira parte da obra: o modelo jusnaturalista, um texto disposto em nove partes, como segue: na primeira parte “O caráter jusnaturalista”, apresenta a diferença de pensamento dosjusnaturalistas; segunda parte “Razão e história”, apresenta a diversidade de pensamento para o entendimento sobre o verdadeiro objeto da ciência moral e das ciências naturais; terceira parte “O modelo hobbesiano” versa sobre a inovação do jusnaturalismo; quarta parte “O modelo aristotélico”, apresenta a diferença entre os modelos hobbesianos e aristotelico; quinta parte “ O estado de natureza”, apresentao estado de natureza real; sexta parte “O contrato social” expressa a diferença entre as sociedades política, sociedade doméstica e sociedade senhorial; sétima parte “A sociedade civil”, o autor retrata apresenta diferentes limites do estado de natureza humana; oitava parte, “O estado segundo a razão” apresenta justificativa e explicação para um comportamento humano com o Estado, desde a naturezahumana, seu comportamento e sentimento; nona parte, “O fim do jusnaturalismo” apresenta a definição de Estado-razão segundo Rangel.













O CARATER DO JUSNATURALISMO

Quando se fala em “jusnaturalismo” a intenção é referir-se à revivescência, ao desenvolvimento e à difusão que a antiga e recorrente ideia do direito natural teve durante a idade moderna, entre os períodos do inicio do séculoXVII e o fim do XVIII. A escola do direito natural teria tido uma precisa data de inicio com a obra de Hugo Grócio (1588-1625), no entanto ainda ão tem-se uma data de encerramento igualmente clara.
Enquanto que para os juristas-filósofos a matéria do direito natural compreende tanto o direito privado quanto o direito público, em especial para Hobbes, Locke e Rousseau, cujo tema de suas obras équase exclusivamente o direito público, o problema do fundamento é da natureza do estado.
A respeito da escola do direito natural, se falou sobre duas perspectivas diversas: pelos próprios fundadores e seus seguidores; e pelos adversários, que consideravam que uma vez esgotado o impulso criador da escola, o fato de pôr todos os seus componentes, indistintamente, num único alinhamento tornava maisfácil com a finalidade de desembaraçar-se de uma vez para sempre um erro funesto.
Ambas as perspectivas convergem para trazer à luz um princípio de unificação daquilo que chamaram de “escola”, que consiste certamente num modo de aproximar do estudo do direito e, em geral, da ética e da filosofia prática; numa palavra, no “método”, estando a diferença no juízo de valor, ao qual para os defensoresconstitui um título de mérito, para os detradores representa um item de acusação. Logo, tanto para os seguidores quanto para os adversários consideram-se autorizados a falar de “escola” quanto esta constitui uma unidade não ontológica, não metafísica nem ideológica, mas sim metodológica.
Hegel se propusera a examinar as “diversas maneiras de tratar cientificamente o direito natural”. Hobbes parte de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do texto . Da educação como direito humano aos direitos humanos como princípio educativo
  • texto 1 direitos humanos
  • RESUMO DO TEXTO CORRUP O 2
  • Tropa de elite 2 e o texto três teses equivocadas sobre direitos humanos
  • Resumo do texto a geopolítica dos direitos humanos e a violação na ordem internacional
  • RESUMO DO TEXTO ANTROPOLOGIA TEORIA DA SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS DOS HOMOSSEXUAIS POR LUIZ MOTTA
  • Trabalho Direitos Humanos 2
  • Apostila Direitos Humanos 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!