resumo cap. 5 A perspectiva sociológica

Páginas: 2 (460 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2013
A perspectiva sociológica – a sociedade no Homem
Neste capítulo, Berger levanta uma minuciosa e interessantíssima discussão sobre a questão dos papéis sociais. Sua teoria é a de que a sociedade temuma presença muito forte na vida do homem e, num certo sentido, tem sido vista, um tanto exageradamente, como uma estrutura organizada, externa ao homem, que o aprisiona e coage. Afirma que, aocontrário do que possa parecer, a análise sociológica nos mostra que quase sempre o que queremos é justamente aquilo que a sociedade espera de nós. Neste sentido, a representação do homem em eterno conflitocom a sociedade deve ser relativizada.
Cada pessoa dentro de uma comunidade possui um papel pré-determinado. Algumas pessoas se sentem mais confortáveis do que outras no exercício de seu papel.Contudo, por não ser possível fingir por um longo período de tempo, o papel assumido constrói não somente a ação como o ator, que passa realmente a incorporá-lo, na busca de uma coerência até mesmointerna. Em outras palavras, a consciência é determinada e transformada socialmente.
A noção de que o que o homem pensa tem origem na sociedade, é parte da teorização da chamada Sociologia do Conhecimento,que tenta estabelecer a localização social das ideias, partindo do pressuposto que estas têm sua origem na própria sociedade. Isso pode ser observado nos casos em que uma ideia serve para justificardeterminada situação social.
O indivíduo adquiriria, então, sua visão da sociedade da mesma maneira como desempenha seus papéis e adquire sua identidade.
Para Berger esta é também a origem daideologia, no sentido de entendê-la como um processo de mistificação que serve aos interesses dos que detêm o poder na sociedade e que é aprendido no contexto social.
Nessa concepção, as ideologiasexplicam e justificam determinadas formas de pensar que, em última análise, são produzidas socialmente e, portanto, são funcionais para sociedade como um todo, embora se dediquem a manter o poder de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo perspectivas sociologicas
  • Resumo perspectivas psicológicas e sociológicas
  • Perspectivas sociologicas, berger. cap. 3
  • Perspectivas sociológicas, berger, cap 4
  • Perspectivas Sociológicas Cap I e II
  • Perspectivas Sociologicas Cap 1 E 2
  • Cap 5 Fiorelli Resumo
  • Resumo kurose cap 5

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!