Resumo 1ª capitulo do livro teoria geral da administração

Páginas: 5 (1049 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
Administração e suas perspectivas.
Administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. E a tarefa básica da administração á a de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. Nas organizações a eficiência e a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns dependem diretamente da capacidade daqueles que exercem afunção administrativa. A Administração está sendo considerada a principal chave para a solucção dos mais graves problemas que atualmente afligem o mundo moderno. Qualquer que seja a posição ou a nível que ocupe, o administrador alcança resultados através de efetiva cooperação dos subordinados. Toda organização- seja ela industrial ou prestadora de serviços- precisa ser administrada para alcançar seusobjetivos com a maior eficiência, economia de ação e de recursos e ser competitiva. Onde quer que a cooperação de pessoas, no intuito de alcançar objetivos comuns, se torne organizada e formal, o componente essencial e fundamental dessa associação é a administração- a função de conseguir fazer coisas por meio das pessoas e com os melhores resultados.
A tarefa da administração passou a ser ade interprentar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação e garantir a competitividade em um mundo de negócios altamente concorrencial e complexo. Oconteúdo do estudo da administração varia de acordo com a teoria ou a escola considerada. Cada autor da administração tende a abordar as variáveis e assuntos típicos da orientação teórica de sua escola ou teoria- tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade, cada uma destas provocou ao seu tempo uma diferente teoria administrativa.
Na realidade, cada teoriaadministrativa surgiu como resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua epóca. De certo modo, todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação.As seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade, constituem osprincipais componentes no estudo da administração das organizações e empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: cada um influencia e é influenciado pelos outros. A adequação e a integração entre essas seis variaveis constituem o desafio fundamental da administração.A teoria administrativa está continuamente se expandindo e se ampliando, levando o leitor a uma dificulade dese familiarizar, mesmo que superficialmente, com uma amostra representativa da literatura sobre administração.
A adminsitação é um fenômeno universal no mundo moderno. Numerosas atividades administrativas desempenhadas por vários administradores, orientadas para áreas e problemas específicos, precisas ser realizadas e coordenadas de maneira integrada e coesa em cada organização ou empresa. Oadministrador é um profissional cuja formação é ampla e variada: precisa conhecer disciplinas heterogêneas (como matemática, Direito, Psicologia, Sociologia, Estatística etc.); precisa lidar com pessoas (que executam tarefas ou que planejam, organizam, controla, assessoram, pesquisam etc.); precisa estar atento aos eventos passados e presentes; precisa lidar com eventos internos e externos,ambiente que envolve externamente a empresa; precisa ver mais longe que os outros. O administrador deixa marcas profundas na vida das pessoas, na medida em que lida com elas e com seus destinos dentro das empresas, e na medida em que sua atuação na empresa influi também no comportamento dos consumidores, fornenedores, concorrentes e demais organizações humanas.
Nós proximos anos, o mundo verá...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do 6° capitulo do livro teoria geral da administração
  • Resumo do capitulo 5 Teoria Geral Administração
  • Teoria geral da administração (maximiano)
  • RESUMO SEGUNDO CAPITULO
  • RESUMO DO CAPITULO 1 – LIVRO: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
  • Introdução à Teoria Geral da Administração
  • Livro Teoria Geral da Administracao
  • Resumo do livro Teoria Geral da Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!