Resumo “A arte contemporânea no decorrer de uma noite: um olhar sociológico sobre a Nuit Blanche 2003 e sua recepção pelo público”

474 palavras 2 páginas
RESUMO “A ARTE CONTEMPORÂNEA NO DECORRER DE UMA
NOITE: UM OLHAR SOCIOLÓGICO SOBRE A NUIT BLANCHE
2003 E SUA RECEPÇÃO PELO PÚBLICO”

A Nuit Blanche é uma manifestação artística que tem como objetivo tornar as artes, particularmente as artes plásticas acessíveis a todos. Este evento acontece durante toda a extensão de uma noite pelas ruas de Paris e, na sua segunda edição (do dia 4 para o dia 5 de outubro de 2003) atraiu para de um milhão de pessoas.
Tamanha repercussão e sucesso, levou o autor Alain Quemin, juntamente a três estudantes e ex-alunos, estudar a manifestação analisando em particular a recepção do público. Desta forma, os estudantes espalharam-se por toda extensão do evento e observaram as reações e comentários do público presente.
Já de cara, fica nítida que a Nuit Blanche trata-se de uma prática coletiva, pois os participantes deslocam-se em duplas, grupos ou em família, além de contatarem uns aos outros através de aparelhos celulares. Raros são os que frequentam sozinhos.
O maior público presente é de jovens adultos, mas a presença de famílias com crianças ou adolescentes também é bastante relevante.
A periodicidade do evento (anual) também contribui para a afirmação de uma prática coletiva, além de produzir efeitos positivos sobre a frequência.
Com um vasto e distinto público, notou-se necessária a presença de um acompanhamento dos participantes, logo, a partir da segunda edição do evento foi adotada a elaboração e distribuição de folhetos contendo imagens e resumo sobre as obras, além da presença de mediadores encarregados de facilitar o contato com as obras de arte – fato não muito comum na França.
Pôde-se observar também que a facilidade de acesso à arte através de um percurso aberto pela cidade atrai cada vez mais público e desmistifica o elitismo atribuído à arte contemporânea. Desta forma, há um relaxamento, uma descontração geral, onde cada um escolhe o que quer ver e, se não gostar, segue adiante seu caminho em

Relacionados

  • teatro
    69385 palavras | 278 páginas
  • Paisagismo
    57004 palavras | 229 páginas
  • oi oi oi oi
    172777 palavras | 692 páginas