Resposta pressora à ativação do quimiorreflexo em ratos vivos: o papel da vasopressina e da medula adrenal.

864 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO
O quimiorreflexo é um mecanismo neural importante envolvido no controle respiratório e cardiovascular. Sua ativação causa aumento da atividade simpática, frequência cardíaca, pressão arterial e volume minuto (volume de ar renovado por minuto). No entanto, o aumento do volume minuto e da pressão arterial provocam inibição, pelo feed back negativo, da resposta simpática à ativação do quimiorreflexo.
A ativação do quimiorreflexo com cianeto de potássio (KCN) em ratos conscientes podruz resposta pressora (aumento da pressão arterial), comportamental e bradicardíaca (diminuição da frequência cardíaca), sendo que a bradicardia ocorre devido a um aumento da corrente parassimpática, já os mecanismos responsáveis pelas respostas pressoras e comportamentais não foram totalmente compreendidos.
Os núcleos paraventriculares do hipotálamo (PVN) estão envolvidos em vários aspectos do controle central do sistema cardiovascular, sendo que através de estimulção elétrica ou química do mesmo geram alterações na pressão arterial e frequência cardíaca. Além disso, o PVN conecta-se a várias estruturas límbicas envolvidas no controle comportamental, bem como às estruturas prosencefálicas e bulbares envolvidas no controle cardiovascular.
Os (PVN) estão relacionados com a resposta pressora à ativação do quimiorreflexo, pois realizando lesões elétricas bilaterais nestes núcleos, quase encerram tal resposta. Os NPVH possuem projeções diretas para com as células da medula espinhal e a ativação desses núcleos produzem um aumento no nível plasmático de adrenalina e noradrenalina, tal como no fluxo vasomotor. Microinjeções de bicucculine (antagonista de GABAa) desinibem os PVN e produz um aumento no nível plasmático de catecolamina, mostrando que os mesmos podem modular a atividade simpática eferente.
Estudos recentes mostram tanto que a ativação do quimiorreflexo produz e aumenta o nível plasmático de vasopressina, quanto o envolvimento da mesma na resposta cardiovascular a

Relacionados

  • artigo
    7755 palavras | 32 páginas