resolu o parcial das quest es do trabalho de qu mica

Páginas: 5 (1066 palavras) Publicado: 28 de abril de 2015
3) (FUVEST – SP) A altas temperaturas, N2 reage com O2 produzindo NO, um poluente atmosférico:
N2(g) + O2(g) - 2 NO
À temperatura de 2000 Kelvins, a constante do equilíbrio acima é igual a 4,0 x 10-4. Nesta temperatura, se as concentrações de equilíbrio de N2 e O2 forem, respectivamente, 4,0 x 10-3 e 1,0 x 10-3 mol/L, qual será a de NO?
Resposta:
 

1)(fuvest) A obtenção de SO3(g) pode serrepresentada pela seguinte equação: SO2(g) +1/2 O2(g) + catalisador ´ SO3(g). A formação do SO3(g), por ser exotérmica, é favorecida a baixas temperaturas (temperatura ambiente). Entretanto, na prática, a obtenção do SO3(g), a partir do SO2(g) e O2(g), é realizada a altas temperaturas (420°C). Justifique essa aparente contradição.
Resposta: 1) Apesar de diminuir o rendimento da reação, o aumento datemperatura aumenta a velocidade da reação.
2) N2O4 e NO2, gases poluentes do ar, encontram-se em equilíbrio, como indicado: N2O4(g) = 2 NO2(g). Em uma experiência, nas condições ambientes, introduziu-se 1,50 mol de N2O4(g) em um reator de 2,0 litros. Estabelecido o equilíbrio, a concentração de NO2(g) foi de 0,060 mol/L. Calcular o valor da constante de equilíbrio em função da concentração.Resposta: . 5.10 – 3 mol/L
20) (UEPG 2008/2 – Específica) A amônia, um dos compostos mais importantes do mercado, é utilizada, entre outros, como fertilizante e como matéria-prima na fabricação de ácido cítrico e nitrato de amônio. Ela é obtida diretamente a partir dos seus elementos, mediante um método conhecido como processo Haber-Bosch, de acordo com a seguinte reação: N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g)H= - 92,2 kJ/mol Como esta reação se processa muito lentamente, que meios são utilizados para aumentar sua velocidade?
01) O aumento da temperatura do sistema, o que leva a uma elevação no valor da constante de equilíbrio, K, e, portanto, a um aumento da concentração de amônia.
02) O aumento da pressão de todo o sistema, o que desloca o equilíbrio, com a conseqüente maior produção de amônia.04) A utilização de um catalisador.
08) O aumento do volume do sistema em que a reação se processa. Resposta: 02-04
0,80 mol/l de A é misturado com 0,80 mol/L de B. Esses dois compostos reagem lentamente produzindo C e D, de acordo com a reação A + B  C + D. Quando o equilíbrio é atingido, a concentração de C é medida, encontrando-se o valor 0,60 mol/L. Qual o valor da constante de equilíbrio Kcdessa reação?
Resolução:
Kc = [C] . [D] / [A] . [B]
Kc = 0,60 . 0,60 / 0,20 . 0,20
Kc = 9
15. (ITA) Num recipiente de volume constante igual a 1,00 litro, inicialmente evacuado, foi introduzido 1,00 mol de pentacloreto de fósforo gasoso e puro. O recipiente foi mantido a 250°C e no equilíbrio final foi verificada a existência de 0,47 mols de gás cloro. Qual das opções a
seguir contém o valoraproximado da constante (Kc) do equilíbrio estabelecido dentro do cilindro e representado pela seguinte equação química: PCl5(g) ⇄ PCl3(g) + Cl2(g)?
a) 0,179.
b) 0,22. Resposta: 15. [C]
c) 0,42.
d) 2,38.
e) 4,52.

1. Alguns trocadores de calor utilizam tubos de alumínio por meio dos quais passa a água utilizada para a refrigeração. Em algumas indústrias, essa água pode conter sais decobre. Sabendo que o potencial padrão de redução para o alumínio (Aؤ® para AØ¡) é de -1,66V e, para o cobre (Cu£® para Cu¡), é de +0,34V, julgue os itens a seguir.
(1) A água contendo sais de cobre acarretará a corrosão da tubulação de alumínio do trocador de calor.
(2) Na pilha eletroquímica formada, o cobre é o agente redutor.
(3) Se a tubulação do trocador fosse feita de cobre, e a água derefrigeração contivesse sais de alumínio, não haveria formação de pilha eletroquímica entre essas espécies metálicas.
(4) O valor, em módulo, do potencial padrão para a pilha eletroquímica formada é igual a 1,32V.
Resposta: 1. V F V F
14.As reações com substâncias capazes de gerar corrente elétrica têm permitido ao
homem construir pilhas cuja utilização é bastante ampla no mundo moderno.
Com base nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Qu Mica Nanotecnologia Inova Es Tecnologicas
  • Trabalho De Qu Mica Liga Es Intermoleculares
  • Liga es Qu micas
  • Liga es Qu micas
  • Liga Es Qu Micas
  • SOLU ES QU MICAS
  • Rea es Qu micas
  • Liga Es Qu Micas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!